Watchmen- Por Djavan Lima



WATCHMEN“Quem Vigia os Vigilantes?”


Introdução: Olá! Quem escrever essa matéria sou eu o Djavan Lima, o mesmo do Cavaleiro das Trevas então vamos lá… Watchmen, considerada a maior GRAPHIC NOVELS de todos os tempos, assim como falei na matéria de Cavaleiro das Trevas, foram as HQs que revolucionaram o gênero “Super-Herói” pra outro patamar, Bastante Violentos, Políticos, e até criticas Preconceituosas muito forte. Então é isso uma das chaves de Watchmen, os heróis são inseridos em um mundo muito realista com problemas socioeconômicos, guerras e política, e tudo ligado aos Super-Heróis.
Sinopse: O ano é 1985. Os Estados Unidos da América são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A presença de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantém um certo equilíbrio entre as forças do planeta… até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite e a raça humana para um abismo sem fim. A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói Rorschach, um dos Watchmen que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis? Fugindo da lei, Rorschach se junta aos ex-companheiros do passado numa desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas… e o que acabam descobrindo, além de abalar suas estruturas, poderá alterar o próprio destino do planeta Terra! Seguindo duas gerações de heróis mascarados, desde a Segunda Guerra até os tensos anos da Guerra Fria, surge esta pioneira epopeia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade de Alan Moore e Dave Gibbons poderia conceber! 

Desenvolvimento: Os Criadores dessa belíssima obra são: o velho barbudo Alam Moore ( A Piada Mortal, Do Inferno, Neonomicon, V de Vingança e etc) e Dave Gibbons ( V de Vingança, The Originals que não é aquela série pórre de vampiro). A ideia principal dessa HQ é o que aconteceria se existissem super heróis e quais seriam suas consequências, em um contexto totalmente político envolvendo presidentes e guerras importantes, Como Nixon e o escândalo político de Watergate que não acontece na história por conta dos acontecimentos dos Super-Heróis. A história tem dois tempos, os dos Minutemen que são heróis do passado e os seis Heróis, onde três personagens são os principais e um funciona como narrador (Não vou falar se não pode estragar a história).  Lembrando que a DC tinha comprado o selo da Charlton Comics, só que não sabia como aproveitar, então deu para Alam Moore um Papel em branco para ele fazer qualquer histórias para eles, mas quando Moore terminou o roteiro e entregou a DC, o falaram que aquela história era adulta demais e poderia deixar os personagens com aquela visão para sempre, então Moore modificou os personagens.

Comediante – Adaptado do Pacificador. Um Psicopata que muitos acreditam que só herói pelo prazer de bater e massacrar.

Coruja II – Adaptado do segundo Besouro Azul. Um herói quem tem problemas porque aposentou o manto.

Dr. Manhattan – Adaptado do Capitão Átomo. Ele é controlador da matéria e é considerado um deus para os americanos, e até por isso muitas pessoas na HQ não acreditam em um ser divino.

Espectral II – Adaptada da Sombra da Noite. Uma heroína que foi treinada como uma máquina para ser uma heroína.

Ozzymandias – Adaptado do Thunderbolt. O homem mais inteligente do mundo e um Salvador da humanidade.

Rorscharch – Adaptado do Questão (que pode ter matéria aqui). Considerado um Sociopata com um alto nível de inteligência.

PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NOS EASTER EGGS DO MOORE NA HISTÓRIA!!