O livro 1984 do autor George Orwell não é agradável de se lê. Mas calma, não vai embora ainda, todas as grandes obras nos trazem certo desconforto. Em sua obra Orwell retrata um mundo caótico, onde a guerra é presente no dia-a-dia. Confiram!
O governo é controlado por um único partido que vigia a população 24 horas por dia todos os dias(O grande irmão), sejam em ambientes públicos ou privados. Esse monitoramento é feito pelas chamadas teletelas, uma espécie de monitor ou TV que filma as pessoas em todos os lugares. Existe uma burocracia complexa, membros especializados na captação de condutas – e pensamentos – rebeldes (até os traços faciais são analisados) em busca de traidores e contrários ao Grande Irmão. Winston, o protagonista da trama, trabalha em um dos ministérios desse partido.
O Ministério da Verdade, como é chamado, é responsável por modificar as informações da mídia de acordo com as vontades do Partido. Dessa forma, O grande irmão tem poder sobre a realidade presente e sobre o passado. Livros, jornais, revistas, programas de TV tudo é modificado, editado e reeditado o tempo todo pelo Ministério da Verdade. Por causa dos seu acesso a essas informações e seu pensamento crítico, Winston começa a questionar a realidade em que vive, trazendo consequências graves para sua vida. Lançado em 1949, o livro traz uma ficção que na verdade chama atenção as graves consequências dos regimes totalitários que estouraram na Europa durante a segunda guerra mundial.
– Considerações Finais:
Apesar da leitura ser fluída, o contexto é pesado e a crítica social complexa talvez exijam uma preparação do leitor. O pensamento de Orwell não é otimista assim como tantos outras distopia como Admirável Mundo novo, Fahrenheit 451 e laranja mecânica. Como eu disse, é um livro que deve ser lido como uma realidade iminente, com desconforto e reflexão. Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante e a obra de Orwell de certa forma nos ajuda a vencer essa batalha.
Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!
Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
E-mail: nerdspeaking@gmail.com