O desejo de saber o futuro é inato a nossa espécie. Durante muito tempo o futuro estava nas profecias de livros sagrados, estava nos movimento dos corpos celestes e até em cartas de tarô. Trago-lhes HOMO DEUS, a tentativa de nos explicar sobre a ficção que consideramos tão real nos dias de hoje; Nossas vidas.
Um bom jeito de saber o futuro hoje é olhando para obras de ficção científica. Olhar para tecnologia é olhar para humanidade e suas motivações. E é exatamente isso que o livro Homo Deus do escritor Yuval Noah Harari faz com perfeição.
Usando a história como base e pesquisa científicas de ponta como trampolim, Homo Deus constrói uma narrativa quase messiânica acerca das consequências dos poderes que a tecnologia nos dá. Eu já conhecia o trabalho do autor do livro Sapiens (que também é surpreendente), mas Homo Deus me pegou de surpresa e plantou discussões em minha mente das quais eu não tinha se quer ideia de que poderiam existir. Certamente, é um livro para nerds e curiosos, sedentos de informação e conhecimento.
Numa época tão Black Mirror que vivemos, Harari surge dando um toque otimista e, ouso dizer, esperançoso. Homo Deus discute como a automação das máquinas vai matar o capitalismo, como a adoração a informação vai acabar o humanismo liberal e a onipresença dos algoritmos em todas as esferas possíveis.
Mantendo sempre o foco em um horizonte possível, Harari promete ser um dos mais notáveis pensadores ficção desse tempo.
Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!