Que Wolfenstein 3D foi uma verdadeira mudança de paradigma no conceito de games FPS e Stealth, vocês já sabem! Mas você sabia que o game foi tão impactante, que precisou de uma espécie de “DLC”? Pois é! Vem com a gente, que a série Conheça Wolfenstein fala hoje sobre WOLFENSTEIN: Spear of Destiny!
Ficha Técnica:
Nome: Spear of Destiny
Ano: 1992
Produtora: Id Software
Plataforma(s): iOS, MS-DOS, Steam
Estilo de Jogo: Stealth, FPS
Dificuldade: Você decide!
Spear of Destiny(ou apenas SoD) é a sequência de Wolfenstein: 3D , que foi desenvolvida pela Id Software e lançada em 18 de setembro do mesmo ano do 3D, 1992. Usando Wolf3D como motor de jogo, o game teve algumas melhorias e modificações, acrescentando músicas, texturas novas, objetos e até chefões! O jogo consiste em 21 níveis, sendo dois secretos (a clássica marca de Wolfenstein, de envolver ocultismo e, portanto, coisas secretas em seu game!).
Plot:
Além de desejar o domínio total do mundo, Hitler almeja dominar os poderes ocultos e para isso, captura a Lança do Destino, um lendário artefato sagrado que segundo a sua lenda, tenha sido a lança que perfurou Jesus Cristo quando este estava pendurado na cruz. A lenda ainda diz que após ter ultrapassado o corpo de Cristo, a lança ganhou o poder de tornar invencível aquele que a possuísse, junto com seus exércitos e tropas.
BJ Blazkowicz é escalado para impedir sozinho que o objetivo de Hilter seja bem sucedido, e obter a lança par aguarda-la bem longe do mal. Esta (cronologicamente falando) seria a primeira missão de Blazkowicz. Após capturar a lança, BJ é sugado diretamente para o inferno, onde encontra com o anjo da morte, que desafia Blazkowicz, afim de descobrir se ele é digno de empunhar a Lança do Destino.
O que mudou?
Em Spear of Destiny Temos músicas novas, algumas texturas a mais, chefes novos(ou remasterizados) e alguns objetos novos. Agora também não poderemos mais escolher a fase que queremos realizar, pois o jogo corre diretamente, sem pausas entre estágios/levels. O jogo consiste agora numa lenda. Pela ordem cronológica do Wolfenstein, esta seria a primeira missão de BJ de todos os Wolfensteins. Aqui, como dito anteriormente, vemos mais dos “mitos” e “lendas” que envolvem a história terrível de Hitler se espalhar mais e mais na temática do game. Vemos aqui um grande salto – não só para Wolfenstein: Spear of Destiny, mas para a franquia – adentro da temática de misticismo, charadas e crenças que cercavam o Hitler da vida real. Esta “pequena” mudança alterou toda a futura estrutura da série Wolfenstein, adicionando um ‘Q’ de mistério e mitologia!
Curiosidades:
Um dos pontos interessantes de Wolfenstein sempre foi misturar a realidade com a ficção, os mitos e tudo mais. Spear of Destiny, por sua vez, vem com a lenda da Lança do Destino, que também é conhecida como Lança de Longinus. Um fato, é que Hitler era ocultista, e acreditava em certos misticismos e até bruxarias. Sempre foi muito crédulo no intocável. Segundo as histórias da conspiração contam, Hitler acreditava mesmo na Lança do Destino, lança esta que supostamente um soldado Romano perfurou o corpo de Jesus enquanto estava pregado na cruz. Os ocultistas atribuem grandes poderes a esta lança e a temem. Eles acreditam que o líder que a possuir e compreender os poderes aos quais ela serviu, terá do mundo em suas mãos, seja este para o Bem ou para o Mal. fantástico, não?
A CGW (Computer Gaming World) criticou SoD por não melhorar mecanicamente o game, se comparando com o seu antecessor, mas elogiou Jogabilidade e as “atualizações” do jogo, dizendo que era um jogo bem executado e agradável de se jogar.
O jogo não é diferente de seu antecessor, pois continua com aquele estilo de jogo labiríntico e complicado, onde sempre se terminará o Game enfrentando um Boss qualquer. Conclui-se que o jogo é divertido e interessante, por misturar a história clássica da segunda guerra mundial e seus líderes, com uma gameplay fácil e viciante. O NerdSpeaking recomenda!