JOURNEY, um game cuja proposta é nos apresentar uma história que nada mais é que uma grande metáfora com a nossa própria jornada, a nossa vida.
Olá pessoas! Tudo bem? Hoje eu lhes trago uma SUPER recomendação dessa incrível obra de arte chamada JOURNEY. Um jogo desenvolvido pela That Game Company (Flow) e distribuído pela SONY, lançado em 2012.
O game se inicia mostrando o seu personagem acordando no meio de um deserto, e logo você se depara com uma montanha no horizonte com um brilho no topo, e de forma bem simbólica lhe mostra que aquele é o seu objetivo no jogo. Você logo é apresentado à toda a mecânica e estilo de gameplay com um game design espetacular.
No jogo você é capaz de andar, pular, planar e de emitir uns sons como notas musicais, que inclusive é a única forma de comunicação que você tem. O estilo gráfico e a trilha sonora dão um show à parte, é muito fácil ficar parado admirando a areia se mexer, ou o brilho do sol, até mesmo largar o controle só pra escutar a trilha com mais atenção.
Durante todo o game você não vai encontrar sequer uma palavra, toda a história é contada com o uso de metalinguagens. Desde a posição do Sol à trilha sonora, tudo no game é usado para te passar a mensagem, e por mais aberta a interpretações que essa mensagem seja, o mais evidente é que seja uma grande rima com a nossa vida; Objetivos que nós temos, um caminho a percorrer, amigos que vem e vão, dificuldades, e o principal… que cada jornada é única.
O elemento de multiplayer do jogo é um dos pontos mais altos. Ele funciona assim: quando você entra em uma determinada área, o jogo procura alguém aleatoriamente que esteja nesse mesmo lugar que você, e se encontrar alguém vocês são conectados, e daí essa pessoa “brota” na mesma área que você, e com isso vocês podem ou não seguir na jornada juntos. No meu caso, eu tive 3 outros players que me acompanharam, já quando um meu amigo jogou, ele seguiu todo o caminho com a mesma pessoa. Consequentemente nós dois tivemos experiências completamente diferentes e com isso até visões diferentes da “mesma” jornada.
São tantas coisas que eu poderia falar, mas referindo-se a este jogo, é realmente difícil achar as palavras certas, até mesmo porque o próprio jogo não faz uso delas. Journey é muito mais do que simplesmente um jogo, mas sim uma obra de arte, uma experiência única e extraordinária que devido ao seu poder de interação somente os vídeo games tem a capacidade de proporcionar.