A franquia de horror slasher protagonizada por Jason Voorhees completou 40 anos no mês de Maio, e aqui não podíamos deixar isso passar batido! Preparem-se para um ranking sangrento com todos os filmes da franquia Sexta-Feira 13 (Friday the 13th), do pior ao melhor.
Quando a franquia começou, em 1980, os produtores queriam apenas pegar carona no sucesso de Halloween , lançado em 1978. A estrutura do primeiro Friday acabou virando um padrão de parte da franquia e tendo impacto, mas a equipe nem mesmo pretendia até ali em seguir adiante. Nem mesmo Jason Voorhees seria o grande vilão, já que no primeiro filme sua mãe é a assassina. Pamela Voorhees matou os monitores do acampamento após o afogamento do seu filho Jason em 1957, em busca de vingança.
Somente depois de derrotada a Sra. Voorhees, o facão foi passado adiante para seu filho Jason, agora adulto, e que havia sobrevivido ao afogamento e, como se não bastasse, testemunhara a morte de sua querida mãe. O resto você já deve imaginar: ele passou toda a década de 1980 matando jovens que tiveram a brilhante ideia de fazerem sexo antes do casamento. Vamos simbora pro ranking dos 12 filmes?!
12 – Sexta-feira 13 – Parte VIII: Jason ataca em Nova York (1989)
A história mostra que Jason consegue embarcar em um cruzeiro cheio de alunos formandos do Ensino Médio, com destino à Nova York. No caminho, ele toca o terror fazendo várias vítimas. Daí você já percebe que os produtores queriam te fazer de trouxa, uma vez que apenas a abertura (que apresenta as locações apenas) e o finalzinho se passam na cidade. Apesar de aqui claramente o Jason já ter seu aspecto sobrenatural, não dá pra tolerar muitos absurdos, tais como o roteiro fraco, os atores canastrões, as mortes mal feitas, e os erros de continuidade. E o final é o pior possível. Não adianta: é o pior da franquia, para mim.
11 – Jason vai para o Inferno: A última Sexta-feira (1993)
O FBI explode o corpo de Jason em pedaços. No necrotério, o coração do vilão ainda bate e, de alguma forma, o legista é levado a comer o órgão, virando hospedeiro de Jason. Sim! É difícil ler isso sem rir, mas fica pior: Jason busca a última descendente da família Voorhees, com fins de usar o corpo dela para poder renascer, e até lá vai trocando de corpos sempre que fica mais fraco. O filme tem bons efeitos práticos, mas não justifica tantas decisões idiotas tomadas pelo roteiro, assim como os diálogos sem sentido, os personagens estereotipados e etc. Quando o Jason vai trocar de corpo, por exemplo, o hospedeiro “cospe” uma minhoca no sujeito, que ao consumi-la, é possuído. Ah! Joga esse filme no Inferno para sempre!
10 – Jason X (2001)
A galera mais nova certamente lembra desse aqui, que passou aos montes no SBT durante os anos 2000, um filme trash. A história começa no ano de 2010 quando Jason desperta na prisão e mata várias pessoas, porém uma cientista do local consegue prendê-lo numa câmara e congelá-lo, e acaba ficando presa lá dentro. Mais de quatrocentos anos depois, a Terra é um planeta inabitável, e uma nave espacial com vários estudantes pousa e acaba encontrando os dois corpos congelados. Uma vez no espaço, o grupo descongela os dois… e dá no que dá. Mirou em Aliens: O resgate, mas acertou em Power Rangers!
09 – Sexta-feira 13 – Parte V: Um novo começo (1985)
Aqui a coisa começa a ficar mais aceitável, mas esse filme também é bem chatinho! Tommy, o garoto que matou Jason no filme anterior, agora é um adolescente que vive numa instituição para jovens com problemas mentais. Tudo piora quando uma série de mortes começa a ocorrer no lugar, e Tommy tenta descobrir se de fato Jason ressuscitou ou se temos um imitador! Seguir essa premissa foi um pretexto para levar a franquia para uma outra direção, porém não deu certo! O filme é bem fraquinho, por conta de sua trama previsível – graças ao roteiro fraco – e as cenas de morte, que são muito ruins.
08 – Sexta-feira 13 – Parte III (1982)
Foi lançado em 3-D, que apesar de colaborar para o sucesso de Jason na cultura pop, tem problemas. Jason usa a máscara de hóquei pela primeira vez aqui, a retirando de uma de suas vítimas. Trama simples que mostra um grupo de jovens que chega a Cristal Lake para um fim de semana e acaba sendo surpreendido por Jason Voorhees. O filme começa logo após o segundo, o que é comum na ambientação dos quatro primeiros filmes, se passando nos dias seguintes aos ataques. Por mais que eu ache esse filme bem divertido, não dá para negar que as cenas de morte são bem toscas por conta do 3-D.
07 – Sexta-feira 13 – Parte IV: O capítulo final (1984)
Como assim “CAPÍTULO FINAL”?! Acontece que a galera da produção queria fazer desse o último filme do Jason, e para isso decidiram matar ele. A gente sabe que o dinheiro tirou o Jason do mundo dos mortos, mas enfim! Esse filme se passa logo após o terceiro, e Jason consegue escapar do necrotério e parte novamente para Cristal Lake, onde se depara com um novo grupo de jovens, além de uma família local cujo filho é um adversário a sua altura: Tommy Jarvis, um moleque fascinado por mascaras de terror. Sem dúvida esse aqui é bem violento, com várias cenas icônicas, com destaque para o seu final chocante!
06 – Freddy VS Jason (2003)
Esse crossover foi muito aguardado desde os anos 1980, e foi uma grata surpresa nostálgica para os anos 2000. Na trama, Freddy Krueger está no inferno e, como permanece fraco para atacar suas vítimas, desperta Jason e o conduz para a Rua Elm, onde o mascarado pode cometer assassinatos e fazer com que as pessoas se lembrem de Freddy. Porém, as coisas fogem de controle e um confronto é inevitável. De fato, tirando duas personagens específicas, o grupo e jovens que está ali para tentar impedir os vilões é bem caricato, mas o que vale aqui é a sanguinolência desse duelo de titãs!
05 – Sexta-feira 13 (1980)
O primeiro filme da franquia que fez um inesperado sucesso e trilhou o caminho para muitos filmes de terror na época. A história se passa no Acampamento Cristal Lake, onde os monitores em treinamento são assassinados por uma figura misteriosa, que só vai se revelar e explicar suas motivações para a última vítima. A trilha sonora é muito boa, assim como os personagens, porém o final do filme poderia ser mais rápido, com menos enrolação, uma vez que os caras tentam construir um suspense quando a gente já havia experimentado isso de forma positiva no filme inteiro. Muito bom, mesmo!
04 – Sexta-feira 13 – Parte VII: A matança continua (1988)
Para mim, o visual do Jason aqui é o melhor de toda a franquia! Aqui, ele encara Tina, uma adolescente com poderes telecinéticos que acidentalmente o desperta do fundo do lago Cristal Lake. Agora, a jovem precisa usar suas habilidades para impedir um novo massacre na região. Eu acho esse filme bem legal, até por que temos uma protagonista muito bem desenvolvida, com uma subtrama interessante. As cenas de mortes poderiam ser melhores, mas já que foram retalhadas pela censura… Sobra um filme interessante que infelizmente é um dos mais subestimados da franquia.
03 – Sexta-feira 13 – Parte II (1981)
O filme que introduziu Jason como o assassino. A história começa cinco anos depois do filme anterior, e um acampamento é aberto nos arredores do antigo Cristal Lake. Não demora para os monitores serem assassinados um a um durante seu treinamento. As mortes aqui são bem… ousadas! O visual do Jason também tá bem legal, com um saco na cabeça. Acho que o motivo para ele estar nessa posição é o fato de termos um vilão ainda humanizado, mas que comete atos assustadores. Também temos uma ótima construção do suspense, com o clima de tensão sempre presente.
02 – Sexta-feira 13 – Parte VI: Jason vive (1986)
O favorito da maioria dos fãs. Aqui temos pela primeira vez o Jason totalmente sobrenatural, que só caminha e conhece todos os atalhos, além de ter superforça. Ele se depara novamente com Tommy Jarvis, após este acidentalmente o ressuscitar. Agora, o jovem segue o vilão até um novo acampamento cheio de crianças para impedir que Jason mate novamente. Tudo aqui é maravilhoso, desde a trilha sonora até os personagens secundários, com direito a muito humor ácido, além de violência bem cômica. Novos ares para a franquia, mas ainda assim…
01 – Sexta-feira 13 (2009)
… O meu favorito é o reboot! Esse aqui tem uma história que parece uma compilação dos melhores filmes da franquia, e adicionando muita violência, com um Jason extremamente letal. Tudo aqui funciona perfeitamente, desde as cenas de morte, a construção do suspense, o desenvolvimento de personagens e principalmente o roteiro, que consegue surpreender mesmo dentro de um filme com tema tão batido. Vale muito a pena ver, até mesmo se você nunca tiver visto nenhum filme do Jason.