The Rental é um filme de terror e suspense que estreia a carreira de diretor de Dave Franco! Uma estreia divertida e cheia de reviravoltas, mas com uma conclusão pouco original.
Em julho de 2020 chegou aos streams de todo o mundo o primeiríssimo filme dirigido pelo ator Dave Franco (de Truque de Mestre e Artista do desastre), intitulado The Rental – um filme de suspense e terror.
O plot é bem simples:
“Dois casais alugam uma casa à beira-mar para o fim de semana mas ficam desconfiados de que o anfitrião de sua casa aparentemente perfeita possa estar espionando eles. Em pouco tempo, o que deveria ter sido uma viagem comemorativa se transforma em algo muito mais sinistro, à medida que segredos bem guardados são expostos e os quatro velhos amigos se vêem sob uma nova luz.” (Café com Filme)
The Rental se propõe a ser muitas coisas, apesar de ter uma curta duração (pouco mais de uma hora e vinte minutos), e talvez esse seja logo o primeiro erro do filme. Muitas ‘abas’ são abertas na expectativa de que o público de fato se surpreenda com os acontecimentos, e isso funciona! Mas acaba por trazer elementos desnecessários para dentro de uma história que já tinha desenvolvimento suficiente para se sustentar.
O longa passa tempo demais abrindo essas abas, e mais tempo ainda criando uma atmosfera crível e sombria, para que nós fiquemos suspensos, com medo, acreditando na iminência de algum atentado contra aqueles casais e o cachorro (que foi esquecido no meio do filme!)… Mas é tanto tempo construindo a ambientação que quando vamos encarar de fato o algoz dos personagens, restam apenas 20, 15 minutos de tela, algo que faz todas as reviravoltas, todos os mistérios e todo aquele jogo preliminar parecer inútil.
Como mencionei anteriormente, é um plot verdadeiramente simples, e talvez o medo de ser colocado como tal fez com que tantas janelas fossem abertas, para confundir e nos levar a uma trama imprevisível e emocionante. E isso funciona! É um filme que atiça a curiosidade, cria uma atmosfera poderosa, e brilha ao criar ‘vultos’ para confundir e dispersar qualquer chance de descobrir o verdadeiro fim da trama…
…Só esqueceram de lembrar que o ponto final de um filme de terror é crucial para que o público decida se é bom ou não. E aí que entra o verdadeiro problema do motor do novo filme de Dave Franco: The Rental, que começa de forma grandiosa e envolto em mistérios e plot twists, acaba sendo na verdade um remix de outros filmes de terror, com um vilão pouco original que traz o clássico serial killer mascarado, sem motivação aparente.
Em seus últimos 20 minutos, o filme descarta toda a trama inteligente de chantagem e traição, do desaparecimento do cachorro e o dono da casa com a maior pinta de stalker, e se segura nesse personagem genérico de Serial Killer sem motivação aparente que chantageou, matou e filmou toda a sua ação, sem em momento algum se explicar em suas ações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
E assim o filme se conclui. Com golpes rápidos de um vilão pouco original, uma perseguição aflita numa floresta coberta por um nevoeiro, e uma justificativa rasa ante aquilo que vimos por pouco mais de uma hora. Um filme cuja proposta é fazer propaganda para uma possível sequência, que – aí sim! – Explicaria tudo o que assistimos. Senti falta de um ponto final (.)