Seguindo com a série Quadrinhos e Racismo, falamos sobre o primeiro personagem negro memorável da DC Comics, a versão negra do Lanterna Verde, com o policial negro John Stewart, lançado na comic Green Lantern – Nº 87, 1971.
John Stewart foi criado inicialmente para ser parceiro do lanterna verde Hal Jordan. John é um ex-fuzileiro naval e também arquiteto. Stewart se recusou a usar uma máscara, mantendo sua identidade pública. Seu personagem foi usado muitas vezes para levantar questões raciais. Criado em 1971, foi o primeiro herói negro da DC comics, editora mais conservadora em relação a sua concorrente Marvel. O Lanterna tem um relacionamento amoroso com sua treinadora Katma Tui, Lanterna Verde do setor 1417. Ele também fez parte da Liga da Justiça. John possui grande amizade com os outros Lanternas da Terra, como Hal Jordan, Kyle Rayner e Guy Gardner.
Ele foi criado pela DC comics após um escândalo de racismo na sua primeira tentativa de introduzir um herói negro nos seus comics em 1969. Temendo perder público para editora concorrente mais progressista Marvel, a DC vai aos poucos aumentando a importância do Lanterna em seus quadrinhos. É importante destacar este personagem, pois pela primeira vez um super-herói negro atingiu sucesso mundial como foi o caso de Stewart.
O personagem surge pela primeira defendendo dois jovens negros que jogavam dominó em frente a uma loja. Desde o princípio John se mostra corajoso, indo de contra a autoridade do policial branco. As respostas duras, revelam um personagem ciente da situação social em que vivem e que pretende não abaixar a cabeça diante disso. O arquétipo do homem negro moldado pelo racismo a ser uma figura fechada, sisuda, machucada, mas “firme”, parece se encaixar perfeitamente em Stewart.
“A masculinidade é uma configuração prática em torno da posição dos homens na estrutura das relações de gênero e seus efeitos nas experiências físicas, pessoais e culturais. Como existem diversos formas de construir uma masculinidade, esse termo deve aparecer sempre no plural. Assim, masculinidades são práticas diárias nas quais garotos são engajados,. Neste sentido as masculinidades são construídas e reconstruídas, não podendo ser tomadas como realidades imutáveis e objetivas, estando sempre de acordo com a história e a cultura, bem como sujeitas às relações de poder.”
(Connell, 2000)
Sendo assim vemos a disparidade entre Hal e Jonh em seu modo de portar diante do chamado para ser um super héroi. Stewart considera a proposta de ser um lanterna verde como um emprego, e revela como é escasso as oportunidades para arquitetos negros. Apesar de John ser um homem instruído, ele não questiona sobre o grupo alienígena dos Lanternas Verdes. E revela pela primeira vez o caráter de certa forma subalterno as do seu colega caucasiano. Jordan decide então treinar seu novo, e não falta elogios as habilidades físicas de John, que parece sempre ter uma resposta envolvendo sua vida sofrida na ponta da língua.
Por este motivo que o “encravamento” entre raça, gênero e classe pode servir como um mecanismo analítico que ajuda a delinear os significados de “masculinidade negra” com um lugar de privilégio subordinado, muitas vezes percebido pela falta material ou pela exacerbação de elementos sociais precários, deixando de lado a vivência de empoderamentos escassos, vulnerabilidades emocionais e suscetibilidades psicológicas (Collins, 1986, p. 19; hooks, 2004).
Hal Jordan não parece confiar no modus operantis de John durante um conflito e o chama de irresponsável. Ele chega a dar um soco no parceiro durante uma discussão, mas, Stewart não reage apenas se mostra zangado diante daquela situação. As nuances entre o mau humor e a violência explosiva parecem ser muito mais enfatizada no novo Lanterna do que no Hal Jordan. A cada episódio de explosão, uma fala de John relembra de como é difícil ser negro ou de como existem assaltantes no bairro dele quando o sol se põe. Os traços sempre ressentido e bravo vão construindo a identidade de um negro caricato explosivo e que não usa sua cognição para resolver os conflitos.
O John Stewart sofreu várias modificações ao longo de sua trajetória. Foi personagem secundário até sua entrada em liga da justiça. Perdeu seu cabelo black power e ganhou um corte militar, eliminaram-se as marcas de linguagens, alguns traços negróides e o imediatismo do personagem. Ainda assim, foi um personagem global que até hoje representa a porta de entrada para outros personagens negros importantes na DC Comics.
A série Quadrinhos e Racismo: Os Primeiros Heróis Negros é uma série de posts colaborativos entre Joe (@Joegrafia) e de Mallu (@malluoliveir_a), para falar das origens dos personagens negros nos quadrinhos. Uma série de análises das primeiras aparições dos hoje clássicos heróis negros da Marvel Comics e DC Comics, surgidos ali em meio a Era de Prata dos quadrinhos.