Estamos numa semana de extrema importância para o Brasil e o mundo! Trata-se da Semana do Meio Ambiente, marcada pelo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Pensando nessa data, que hoje falamos de um dos heróis mais clássicos da infância de tantos, mas que vive só no fundo do baú! É dia de falar dele – O Capitão Planeta!
Semana do Meio Ambiente!
Uma semana inteira para demarcarmos o debate e diálogo sobre meio ambiente, natureza, fauna, flora e o nosso futuro! Pensar nos meios produtivos, na biodiversidade e na proteção ambiental, é pensar em nosso passado e futuro. É pensando nesta data que falamos dele, o Capitão Planeta, ou originalmente Captain Planet and the Planeteers! Planeta foi uma animação para televisão que circulou nos anos 90 na casa de muitas crianças brasileiras através da TV Globo, em 1991, posteriormente na finada TV Colosso, e teve “seu fim” no Canal Futura quase na virada dos anos 2000.
Capitão Planeta: Um herói diferente!
E Planeta e os heróis mirins, diferentemente das demais animações de super-heróis na época (Spider-Man: A Série Animada, X-Men: The Animated Series, Batman Beyond, Superman…), discutia um tema pouco explorado, sobretudo para jovens: Um herói com temas de preservação ambiental, defesa de fauna e flora, e proteção dos recursos naturais! E para além disso, uma animação que sempre lembrava ao seu público que quem realmente faz a diferença somos nós, com sua icônica frase, a cada fim de episódio – “O poder é de vocês!” Então Capitão Planeta se utilizou de uma forma de produção audiovisual Edutenimento, ensino e educação através do entretenimento! As mensagens da animação eram nada discretas, e falavam diretamente sobre proteção, ecoativismo, e dava exemplos simples de como cada criança poderia também ajudar a mudar o planeta.
Ecoativismo
E na verdade Capitão Planeta existir nos anos 90 é realmente algo incrível, uma vez que as discussões ambientais não costumam ser tratadas por grandes corporações, como foi, através de seus criadores Barbara Pyle (ecoativista, fundadora da Captain Planet Foundation) e Ted Turner (proprietário da Turner Broadcasting System, co-fundador da CNN) – Uma figura bastante controversa, que ao mesmo tempo trabalha com uma rede de restaurante de carnes – Ted’s Montana Grill – sendo uma das atividades que mais gastam água e recursos naturais (em terra arrasada e recursos hídricos), e ao mesmo tempo é um filantropo pelo meio ambiente, tendo sua rede de restaurantes alinhadas com iniciativas ecológicas, e tendo ajudado também a criar a Fundação das Nações Unidas, além de ser também co-fundador da Nuclear Threat Initiative, uma organização focada em diminuir a proliferação de lixo nuclear, químico e armas biológicas. Por isso que, repito, é realmente algo incrível e inusitado o Capitão Planeta existir.
O poder é de vocês!
Capitão Planeta contava as histórias de cinco jovens, (Kwame, do continente Africano; Wheeler, dos Estados Unidos; Linka, da União Soviética e posteriormente da Rússia; Gi, do continente Asiático; Ma-Ti, do Brasil) que juntam-se para se aventurar contra tudo e todos que fazem mal ao planeta. Juntos, enfrentam os “ecovilões“, grupo de vilões que incorporam os males da terra, como pestes, lixo, venenos, queimadas, etc. Mas quando não conseguem resolver os problemas por si só e precisam de uma ajudinha extra, unem os cinco poderes dos Protetores, que são: Terra (Kwame), Fogo (Wheeler), Vento (Linka), Água (Gi) e Coração (Ma-Ti)! Desta forma, conseguem invocar o Capitão Planeta! Um herói de pele azul/prateada, com cabelos verdes e botas e luvas vermelhas, com um brasão do planeta encravado no seu peito. Ah, e Capitão Planeta incorpora a energia do coração, ou seja, o jovem Ma-Ti! Logo, um herói parcialmente brasileiro!
Gaia, o espírito do planeta e mãe natureza, também participa da animação, e funciona com um oráculo dos personagens. Ela representa o equilíbrio e a paz no planeta terra. Uma mentora para os jovens 5 escolhidos por ela! Por vezes, é representada como uma mulher negra de cabelos lisos, outras vezes tem uma pele mais dourada. Ela é muito forte, e seus poderes são representados pelas próprias forças da natureza. Extremamente poderosa durante toda a série, apesar de se conter e preferir deixar as defesas nas mãos dos cinco defensores e o próprio Capitão Planeta.
Referências às lideranças e resistências no mundo!
Capitão Planeta, apesar de um herói bastante underground, foi e é peça fundamental na leva dos heróis que fogem do padrão. Uma produção que, apesar das inconsistências, e de ser até um pouco boba quando comparada as produções da mesma época, se destaca e cava seu espaço de importância em nossas memórias e também da educação ambiental! Uma animação que embasa seus principais personagens em gente de verdade, que lutou por causas verdadeiras! Kwame, por exemplo, representa os sobreviventes da Guerra Civil da Rodésia, em Zimbábue. Uma luta revolucionária, que vitimou mais de 30 mil, em sua maioria, civis. Já Gi é embasada na ativista pelos direitos humanos, direitos das mulheres e direitos ambientais Chee Yoke Ling. Ela fazia parte da Sahabat Alam Malaysia, uma organização da Malásia em defesa do meio ambiente lá. E por fim, a inspiração por trás de nosso brasileirinho – Ma-Ti! Um garoto inspirado em Paulinho Paiakã, uma histórica liderança indígena, líder Kayapó. Ele lutou pelo movimento indígena do Brasil, e morreu ano passado, vítima da Covid-19. Era um militante ambiental, premiado internacionalmente, com o Global 500, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Capitão Planeta e o seu legado
Apesar de não tão longevo – um herói que durou menos de uma década, Capitão Planeta teve uma boa jornada, com mais de 100 episódios lançados, Entre DIC Enterprises e Hanna Barbera, onde teve seu fim televisivo. Também não foi um personagem bem sucedido nos quadrinhos, tendo poucas aparições, como a que aconteceu na Marvel Comics, em 1991, intitulada Captain Planet and the Planeteers, e durou apenas doze edições. Ainda assim, Planeta foi um grande herói para o ativismo ecológico, e é certamente um símbolo universal de que sim! É possível ensinar crianças e jovens hoje sobre o nosso futuro. Dá para discutir temas sérios com a leveza de um “super-herói”. E sim, devemos sempre lembrar que nós todos e todas podemos fazer a diferença! “O poder é de vocês!”
Quer ajudar também uma causa ambiental?
Faça uma doação para as vítimas das chuvas no Recife!
O Centro Sabiá, Organização Não-Governamental Pernambucana que luta pelas causas ambientais, agricultura familiar, agroecologia e sustentabilidade, está arrecadando doações para as vítimas da chuva no Recife! Mais especificamente, para a Horta Popular Dandara e a população que mora por lá. É uma comunidade localizada no bairro de Peixinhos, região metropolitana, onde muitos moradores perderam tudo com as enchentes. A população recifense precisa da sua ajuda!
Doe agora!
Pix: doacao@centrosabia.org.br
Depósito ou transferência para: Centro de Densevolvimento Agroecológico Sabiá
CNPJ: 41.228.651/0001-10
Banco do Brasil – 001
AG: 1836-8
C/C: 59.762-7
Estamos recebendo doações de:
- Água;
- Alimentos não perecíveis;
- Material de higiene e limpeza;
- Lençóis;
- Colchões;
- Roupas;
- Calçados.
Endereço: Rua do Sossego, 355, Santo Amaro, Recife- PE
Contato: (81) 3223-7026 / 3223-3323
Horário: Das 8h às 17h