Sonic é cada vez mais revisitado nos dias de hoje! Só este ano já tivemos filme – Sonic 2, trailer de gameplay do novo game – Sonic Frontiers, e dentro de algumas semanas teremos o relançamento dos clássicos Sonic The Hedgehog para diversos consoles! É pensando nisso, que hoje falamos dele – Sonic Heroes, o Clássico da SEGA!
Sonic Heroes, o clássico de 2003! Amado por uns, descartável para outros, é um dos clássicos jogos da sexta geração dos consoles, tendo sido lançado para GameCube, PlayStation 2, Xbox e Windows. Um game que trouxe de volta o Sonic e sua turma no formato 3D, mas com um estilo de jogo muito mais parecido com os clássicos Sonic The Hedgehog 1 e 2. Um game mais linear, sem muita exploração, apesar dos mapas coloridos e expansivos!
Pra quem não lembra, Sonic Heroes segue aquela mesma história do Dr. Eggman ameaçando destruir a terra, explodir tudo, etc etc… Então, ele libera hordas e mais hordas de robôs, para garantir que Sonic e sua turma não consiga interrompê-lo… Mas Desta vez tem mais mocinhos para ajudar! Quatro famosos grupos de heróis do universo de Sonic se dividem – equilibrados em Velocidade, Voo e Força – para que juntos consigam acabar com os planos de Eggman! Os grupos são: Team Sonic, com Sonic, Tails e Knuckles; Team Dark, com Shadow, Rouge (Sonic Adventure 2) e o novo E-123 Omega; Team Rose, com Amy Rose, Cream the Rabbit e Big the Cat; e por fim, Team Chaotix, com Espio, Charmy Bee e Vector the Crocodile. O legal é que cada um dos times tem sua própria campanha, então são leveis desenvolvidos para cada necessidade dos times. E pelas próprias formações dos times, sabemos também quais campanhas são mais complicadas. A do Team Dark, por exemplo, é a que mais oferece desafios. Team Sonic, a mais equilibrada. Team Rose, a mais fácil.
O legal de Sonic Heroes é poder, uma vez mais, mergulhar no rico universo do ouriço azul, e perceber, através das cutscenes, nas falas dentro do game e conversas entre os grupos, as relações dos personagens – que evoluíram bastante durante a sexta geração! Arrisco dizer que a franquia Sonic viveu um de seus melhores momentos (financeiros – tendo vendido mais de um milhão de cópias na Europa e totalizando quase 3.5 milhões em vendas – e em lore – reintroduzindo os mistérios do nosso querido Shadow, e criando personagens novos marcantes, como o E-123) dentro do PS2, XBox e GameCube… Além de, é claro, ser um game extremamente divertido! Outra qualidade dos jogos da época era a função co-op em missões, que com a tela dividida, nos permitia jogar o game e atravessar as missões jogando com um amigo – o que torna tudo mais divertido!
Sonic Heroes ainda teve uma trilha sonora muito marcante, com temas para cada uma das equipes e o incrível tema Sonic Heroes, todas numa espécie de rock leve, além de implementar efeitos de som muito memoráveis… Coisas simples que hoje parecem fazer muita falta nos games que resgatam estes antigo clássicos (alô Sonic Frontiers, estou de olho em você!). Um jogo veloz, colorido, nostálgico e ao mesmo tempo revigorante! Mais um game acertado da franquia, mais um game acertado do nosso nostálgico PlayStation 2! Certamente um dos jogos da franquia que fica guardado em nossos corações e na prateleira de cima da série Sonic The Hedgehog! O NerdSpeaking Retroindica!