Hoje o mundo celebra o Dia de Martin Luther King! Um dia em memória do Dr. King, de sua luta pela negritude e pelos direitos civis e de uma permanente resistência por justiça!
Por Joegrafia – Negro, comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙
Há 94 anos nascia uma estrondosa, poderosa e pacífica liderança mundial em prol dos direitos civis, da negritude e dos movimentos sociais. Há 94 anos nascia Martin Luther King Jr! Um ativista negro que advogou pela resistência não-violenta frente ao racismo e a opressão policial. Lutou também pela liberdade, pelos direitos civis igualitários e que, infelizmente, como tantas outras lideranças pretas, foi assassinado.
MLK foi uma liderança mundial, símbolo de resistência cultural, racial e dos direitos civis. Vindo de uma família de pastores protestantes batistas, do sul dos Estados Unidos (Atlanta), Martin nasceu e cresceu em meio ao racismo e da segregação racial. Seguindo os passos de seus familiares, formou-se em teologia e virou pastor batista.
Dia de Martin Luther King e a luta por um sonho!
A luta de King pelos direitos civis sempre foi muito rigorosa, mas ficou ainda mais destacada quando liderou o boicote ao transporte público em Montgomery – onde pregava – em 1955. O protesto saiu em defesa de Rosa Parks, a famosa ativista negra que se negou a ceder seu lugar no ônibus a uma pessoa branca – e por conta disso foi presa.
O sonho de liberdade do pastor King foi extensa, árdua, mas transformadora para o povo preto dos Estados Unidos – reverberando muito além das fronteiras do país, rendendo a ele até um prêmio Nobel da paz! MLK chamou a atenção de lideranças mundiais, promoveu profundos debates acerca dos direitos civis e reuniu multidões em busca de um sonho. Um líder coletivo, politizador, social e negro.
A Luta por um Sonho.
Em 1968 Martin Luther King foi assassinado a tiros. Mas seu legado bala nenhuma vai matar. Em busca de um sonho de liberdade para os negros e negras, Martin Luther King libertou mentes em busca da justiça! Mesmo após seu assassinato, seu brilho não sumiu – nem sumirá de nossas memórias e de nossos sonhos.