Hoje é o dia do Fotógrafo! A arte que captura, enquadra, e destaca imagens através da luz. E isso me fez pensar: Mas do que a gente realmente está falando, quando fala de fotografia no cinema?
Por Joegrafia – Negro. Comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙
08 de Janeiro é o dia do Fotógrafo! A arte que captura, enquadra, e destaca imagens através da luz. E isso me fez pensar: Vira e mexe estamos falando “nossa, que linda fotografia esse filme tem!” ou “esse filme tem uma fotografia única!” Mas do que a gente realmente está falando, quando fala de fotografia no cinema?!
A fotografia – ou no caso do cinema, cinematografia, entra como parte atuante, fundamental na linguagem que se quer na produção. Ela conversa com roteiro, direção de arte, cinematografia e ajuda a comunicar a linguagem do filme, o sentimento, e seu humor; fotografia como linguagem. É essa fotografia que pode também ditar a cor, a textura de um filme. As sensações que casarão com a trilha sonora, com o roteiro.
Daí a gente já pode pensar nos tantos filmes que usam da fotografia como peça fundamental da narrativa! Não é à toa que a categoria dos Oscars destaca esse prêmio tão importante. Para você pensar em algumas das obras que usam dessa linguagem como peça fundamental,
Se liga em alguns dos recentes vencedores dos Oscars em fotografia:
- Em 2022, Dune leva o prêmio, com Greig Fraser e a sua espetacular fotografia, que representa a jornada do herói, em meio aos desertos;
- Em 2018 foi a vez de Blade Runner 2049, com Roger Deakins e o colorido da ficção futurista! Um filme que brincou de futuro com muita facilidade;
- Entre 2014 e 2016, a fotografia foi dominada por Emmanuel Lubezki, com os filmes Gravity, Birdman e The Revenant. Lubezki brilha na arte de tornar a fotografia um verdadeiro personagem, quase um coadjuvante dos protagonistas. Em Birdman (2014), por exemplo, num falso plano sequência, ele nos transforma em uma “alma”, que vaga ao lado de Michael Keaton, em sua jornada de redescobrimento pessoal e loucura.
- Apesar de aparentemente “proibido” mulheres vencedoras da cinematografia nos Oscars (rs), uma grande produção recente, é a fotografia de Retrato de Uma Jovem em Chamas, por Claire Mathon. Uma incrível composição de cores e texturas, com as diversas experimentações de luzes e brilhos.
E para você, que filme tem uma fotografia, ou cinematografia mais marcante?
Comenta aqui, vamos trocar essa ideia! E viva às artes que habitam na sétima arte!