crescendo), em cerca de 190 países e em mais de 10 línguas. E claro,
todos os dados de cache dos usuários, hospedagem de filmes e
microsserviços dos aplicativos mobile ou não, usam o AWS (Amazon Web Service). O que é cerca de 40% de toda a banda larga do mundo.
Funciona assim:
Você acessa a plataforma da Netflix e é bombardeado com capas – ou até
trailers – de filmes e séries. Claro que, nenhuma das séries/filmes que
aparecem como sugestão são aleatórias, na verdade, a Netflix gasta um dinheirão para prever sua decisão.
Nosso tempo é precioso e a Netflix sabe disso. Quando você resolve
assistir algo, na frente de uma TV de streaming ou a cabo, sabe que terá
muitas opções. Essas opções vão reduzindo à medida que você interage
com a plataforma e a Netflix aprende sobre seus gostos pessoais (são cerca de 100.00 interações por segundo).
Mas, uma vez tomada a decisão de apertar o play, o algoritmo pode
descansar porque sua interação e sua tomada de decisão chegou ao fim. Agora você vai assistir passivamente qualquer mídia que tiver escolhido. Quer dizer, era mais ou menos assim até Bandersnatch ser lançado.
A narrativa não linear da série inglesa Black Mirror
precisou ganhar um tratamento especial pela plataforma para conseguir
ser exibido – e ainda assim nem todo mundo conseguiu assistir. Terror psicológico, atores britânicos, estética dos anos 80 e aquela boa e velha paranoia permeiam toda a narrativa do jeitinho que você, consumidor dos produtos de Charlie Brooker, está acostumado. A diferença é que agora você decide qual final a história terá.
Para conseguir esse feito algumas mudanças precisaram ser pensadas
deste o processo de pré-produção do filme até a sua exibição.
– Roteiro
A mídia mais interativa-narrativa que temos atualmente são os jogos de video game.
Existem diferenças significantes por trás do processo de escrita de uma
série ou um filme e de um jogo de videogame. Uma delas é a linearidade da história.
Bandersnatch não é um video game, porém segue uma lógica de construção
parecida. Brooker precisou construir uma narrativa em blocos tangentes. É
como escrever um texto colocando links para outros textos e dependendo
do link que você escolher, te fará ser redirecionado para outro lugar.
O roteiro de Bandersnatch era basicamente um esboço vasto e extenso escrito na linguagem de programação de videogame Twine. “Toda vez que eu tive uma ideia, coloquei em uma caixa e você pode movê-los. É como fazer uma colcha de retalhos gigante”, Brooker relata em entrevista para o Wired.
– Produção
Claro que, deveria haver mudanças no modo de edição de um filme
interativo. A primeira preocupação que senti quando assisti foi a
cadência do tempo. O únicos momentos de pausa da narrativa são exatamente na tomada de decisão do espectador.
Exceto nessas situações, a música é ‘tiquetaqueante’ misturado com som
dos video games antigos ou as músicas dos discos psicodélicos dos anos
70, fazendo você permanecer com os olhos atentos a tela esperando que
algo acontece a cada frame. Nenhuma cena se estende em muitos detalhes.
Outro recurso auditivo foi a adição de uma música padrão especifica para
cada momento em que o espectador precisa interagir com a narrativa. A
música começa segundos antes da tarja de opções aparecer e vai subindo
em tom crescente a la Dunkirk, até você escolher uma das
alternativas. Os planos fechados e cortes rápidos nas pequenas ações do
personagens trazem uma sensação a quem assiste de que todos os detalhes
são importantes, mesmo que nem sejam. Os personagens quebram a 4° parede
indiretamente para ajudar a te guiar com falas como: “Escolha errada,
meu amigo” ou “ É melhor eu tentar de novo”.
– Exibição
Para essa empreitada a Netflix precisou criar uma ferramenta própria chamada Branch Manager.
A ferramenta permite que os criativos construam narrativas complexas
que incluem loops, guiando os espectadores de volta à história principal
quando eles se afastaram demais, dando a eles uma chance de fazer tudo
de novo. Os espectadores que escolhem o caminho mais rápido e decidem
contra qualquer reprovação podem passar pelo filme em cerca de 40 minutos. O tempo médio de visualização é de cerca de 90 minutos.
Se você não escolher a ferramenta se encarrega de fazer isso. Carla
Engelbrecht, diretora de produção da Netflix precisou de muita ajuda dos
engenheiros para criar a tecnologia de reprodução do Bandersnatch. Já
que a ferramenta precisava também guardar todas as decisões que você
tomou anteriormente sem afetar o rumo daquela linha narrativa. Por isso
que Bandersnatch pode não ser compatível com Chromecast, Apple TV. Dispositivos de hardware desatualizados que não suportam atualizações desse novo software Netflix – como o PlayStation Vita ou o Nintendo Wii U.
Não é a primeira vez que a empresa faz filmes interativos, produtos infantis como “O Gato de Botas: Preso em um Conto Épico” e “Buddy Thunderstruck”
foram produzidos como teste anterior ao Bandersnatch. E pelo tamanho do
investimento, haverão outros produtos similares com certeza.
Provavelmente, os concorrentes de Streaming precisarão readaptar suas
plataformas para abraçar esse novo tipo de conteúdo. Mas, eu não sei. Só
o futuro vai dizer. Mas, se eu pudesse escolher, eu escolheria esse caminho.
Twitter: @oNerdSpeaking
Tema interessantíssimo!