Return to Castle Wolfenstein – Por Joe!


Ficha Técnica:
Nome: Return to Castle Wolfenstein
Ano: (20/11) 2001
Desenvolvedora:iD Software
Publicadoras: Activision
Criador: XX
Plataforma(s): PC, Playstation 2, Xbox 
Estilo de Jogo: Stealth, FPS
Modos de Jogo: Single Player, Multiplayer
Notas: 9(IGN) e 8(EuroGamer)
Jogabilidade:XX
Gráficos:XX
Dificuldade: XX



Return to Castle Wolfenstein (ou RCW) foi um jogo FPS lançado pela Activision em 2001, que foi baseado no game Wolfenstein3D, e foi produzido pela iD Software com o Single Player desenvolvido pela Gray M. Interactive e o multiplayer sendo feito pela Nerve Software. Nessa matéria, vamos estudar um pouco mais a fundo este game que apesar de todas as suas limitações, tem o seu brilho. 





Plot:
O jogo se passa na Europa, na época dos nazistas, é claro. O protagonista de nossa história, B.J. Blazkowicz e mais um soldado chamado “Agent One” foram enviados pelo exército dos Estados Unidos para investigar projetos da divisão Paranormal da SS. Como se é de esperar, os dois são capturados e lançados ao calabouço de um castelo que chamad de Castelo Wolfenstein. Durante um interrogatório, o Agent One é morto por um torturador, e foi justamente quando Blazkowicz fugiu. Depois da fuga, Blazkowicz continua secretamente no Castelo , obtendo informações e investigando a divisão paranormal SS, departamento que trabalha com experimentos bastante curiosos com a biotecnologia, armas especiais e até ressurreição de cadáveres.


O que mudou?
Bem, pelo fato do game ser um jogo de PS2  e Xbox, muita coisa já muda, como a qualidade gráfica, as armas e seus efeitos, e principalmente os efeitos sonoros, que agora são “estudados” a fundo, e deixam o jogo mais vívido e completo, podendo as vezes fazer com que o player entre cada vez mais na história do jogo.As falas também são excepcionais, e chegam a lembrar as  daqueles antigos filmes que assistíamos sobre guerras e tiro.  É claro que eles continuaram com aquele estilo muito louco de fogo cruzado com um supersoldado contra atacando “sozinho” todas as forças nazistas, até porque se eles tirassem essa qualidade única do game, com certeza ele ficaria incompleto.





Curiosidades:
-O Castelo Wolfenstein foi agora baseado no castelo de Wewelsburg

-Para evitar o banimento do RCW na Alemanha, a iD fez algumas várias adaptações no game, que incluem a retirada da suástica, que é substituída por duas águias que formam um “W”(Wolf,sacou?) 



-Também retiraram as citações ao terceiro Reich a assumir.


-Peças musicais, como Sonata ao Luar e Für Elise são utilizados na campanha single player.


-O teleférico do castelo foi baseado num filme chamado Where Eagles Dare, de 1968, onde o general da brigada da US Army é capturado e levado para uma fortaleza, que só é alcançada por teleférico.


Castelo de Wewelsburg

Teleférico Where Eagles Dare



Cover Where Eagles Dare

 Cover RCW











Bem, talvez esta matéria tenha sido a mais simples e rápida do Wolfenstein que já fiz, mas a mensagem é a mesma! Espero que tenham gostado, e se gostaram, compartilhem, inscreva-se , siga-nos e principalmente volte! Sugestões, reclamações, elogios, mandem para o nosso Email > nerdspeaking@gmail.com


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(Wolfenstein) Spear of Destiny- Por Joe


Ficha Técnica:
Nome: Spear of Destiny
Ano: (18/09) 1992
Produtora: Id Software
Criador: XX
Plataforma(s): iOS, MS-DOS, Steam 
Estilo de Jogo: Stealth, FPS
Notas: XX
Jogabilidade:XX
Gráficos:XX
Dificuldade: XX

Spear of Destiny(ou apenas SoD) é a sequência de Wolfenstein: 3D , que foi desenvolvida pela Id Software e lançada em 18 de setembro do mesmo ano do 3D, 1992. Usando Wolf3D como motor de jogo, o game teve algumas melhorias e modificações, acrescentando músicas, texturas novas, objetos e até chefões.O jogo consiste em 21 níveis(levels) sendo dois secretos.


Plot: 
Além de desejar o domínio total do mundo, Hitler almeja dominar os poderes ocultos e para isso, captura a Lança do Destino, um lendário artefato sagrado que segundo a sua lenda, tenha sido a lança que perfurou Jesus Cristo quando este estava pendurado na cruz. A lenda ainda diz que após ter ultrapassado o corpo de Cristo, a lança ganhou o poder de tornar invencível aquele que a possuísse, junto com seus exércitos e tropas.
BJ Blazkowicz é escalado para impedir sozinho que o objetivo de Hilter seja bem sucedido, e obter a lança par aguarda-la bem longe do mal.Esta(cronologicamente falando) seria a primeira missão de Blazkowicz. Após capturar a lança, BJ é sugado diretamente para o inferno, onde encontra com o anjo da morte, que desafia Blazkowicz a fim de descobrir se ele é digno de empunhar a Lança do Destino.


O que mudou?

Bem, temos músicas novas, algumas texturas a mais, chefes novos(ou remasterizados) e alguns objetos novos. Agora também não poderemos mais escolher a fase que queremos realizar, pois o jogo corre diretamente, sem pausas de Estágios. O jogo consiste agora numa lenda. Pela ordem cronológica do Wolfenstein, esta seria a primeira missão de BJ de todos os Wolfensteins.


                                                                                                              Curiosidades:

Um dos pontos interessantes de Wolfenstein sempre foi misturar a realidade com a ficção, os mitos e tudo mais. Spear of Destiny, por sua vez, vem com a lenda da Lança do Destino, que também é conhecida como lança de Longino. Um fato, é que Hitler era ocultista, e acreditava em certos misticismos e até bruxarias.Sempre foi muito crédulo no intocável. Hitler acreditava mesmo na Lança do Destino, lança esta que supostamente um soldado Romano perfurou o corpo de Jesus enquanto estava pregado na cruz. Os ocultistas atribuem grandes poderes a esta lança e a temem.Eles creem que o líder que a possuir e compreender os poderes aos quais ela serviu, terá do mundo em suas mãos, seja este para o Bem ou para o Mal. fantástico, não? 

A CGW(Computer Gaming World) criticou SoD por não melhorar mecanicamente o Game, se comparando com o seu antecessor, mas elogiou Jogabilidade e as “atualizações” do jogo, dizendo que era um jogo bem executado e agradável de se jogar.


O jogo não é diferente de seu antecessor, pois continua com aquele estilo de jogo labiríntico e complicado, onde sempre se terminará o Game enfrentando um Boss qualquer. Conclui-se que o jogo é divertido e interessante, por misturar a história clássica da segunda guerra mundial e seus líderes, com uma gameplay fácil e viciante. O NerdSpeaking recomenda! Joegrafia.


Wolfenstein 3D – Por Joe


Ficha Técnica:
Nome: Wolfenstein 3D
Ano: (5/5)1992
Produtora: Id Software
Criador: XX
Plataforma(s): 3DO, Acorn Archimedes, Amiga 1200, Amiga OS 4, Apple II GS, DOS, Windows Mobile, SNES, Atari Jaguar, GBA, IOS, Playstation 3 , Xbox 360, Mac OS
Estilo de Jogo: Stealth, FPS, Action
Notas: XX
Jogabilidade:XX
Gráficos:XX
Dificuldade: XX

Desenvolvido pela Id Software, foi lançado em 1992 para o MD-OS, logo sendo convertido e exportado para as mais diversas plataformas, como o Atari Jaguar, SNES e o ilustre GBA. Wolfenstein vinha com a mesma ideia de jogo dos seus antecessores(Castle Wolfenstein e Return of Castle Wolfenstein) com um estilo de jogo de tiro e Stealth, mas agora sendo mais imersivo, mais realista , mais viciante, pois  agora era 3D!

Plot:
 O jogo conta uma história já conhecida; Um agente secreto, chamado Willian B.J. Blazkowicz é capturado e preso durante os acontecimentos da II Guerra Mundial, num castelo que nos soa bem familiar: O Castelo Wolfenstein.
 Para escapar da prisão, será necessário que você mate os guardas e os demais obstáculos que lhe impedem de passar a fase.Como fazer isso? bem, o game tem um sistema de objetivos, divididos em primários e secundários. Um objetivo primário pode ser, por exemplo, coletar informações sigilosas dos Nazis ou destruir projetos de guerras químicas. Um secundário pode ser qualquer coisa que não esteja preciso ou que seja preciso que você tenha, mas que se você tiver, ajuda bastante, como encontrar salas secretas com munição e armas dentro!Além disso tudo, há um grande problema no game: Como já não bastasse toda a dificuldade que temos no game, como matar chefões, guardas, cachorros e outras loucuras, nós não podemos nos perder nos terríveis labirintos do castelo, que são dos mais confusos e tortuosos caminhos.

A jogabilidade:


No jogo, da visão de Blazkowicz,você vai enfrentar diversos níveis em forma de labirinto para que depois da matança e coleta de itens, você possa passar para outro nível, encontrando no final de cada estágio, um elevador que o conduzirá para a próxima missão.Como já foi dito antes( e obviamente no título) Wolfenstein agora é 3D, logo não será mais aquela velha imagem vista de cima estilo 8-bit. Agora, veremos o game em 1° pessoa, originando assim, o estilo FPS. Sim pessoas, reza a lenda que Wolfenstein 3D é o pai dos jogos FPS. Dizem que foi aquele que deu início a tudo o que temos hoje.


Veja agora algumas curiosidades do jogo:

-Wolfenstein tem o título de Avô dos jogos de tiro em 3D
-Wolfenstein 3D moveu o mercado de FPS mundial
– Por causa dos símbolos nazistas e o tema de Wolfenstein(  Horst Wessel-Lied- ), o jogo deixou de ser vendido na Alemanha , mesmo que colocando os Nazis como inimigos.
– A versão de Wolfenstein 3D de SNES é bastante editada.Todas as referências aos nazistas  foram removidas, Hitler, um dos chefões, perdeu o bigode na versão do SNES e trocou de nome.  O sangue foi substituído por suor, amenizando a violência do jogo.
– Na versão de SNES Alemã, o sangue inimigo é verde, e os Cães de caça foram substituídos por ratos mutantes gigantes.
-Está entre os 100 melhores jogos de todos os tempos da IGN(2003 e 2007)
-Em certas paredes dos corredores do labirinto, tem uma sala secreta, onde você 
pode encontrar vida, comida, armas e munição.



Guard(Guarda):


Dentre todos os inimigos do W3D, são os mais comuns. Tem HP baixo e são lentos, mas muitas vezes se escondem em pontos estratégicos para que consigam lhe atacar. Portam consigo uma pistola, e quando morrem, dropam um pente com quatro balas.







SS – Schutzstaffel( Guarda de Elite) 

São os poderosos homens de uniforme azul. Eles são mais altos do que os guardas e obviamente mais fortes.  Enquanto um guarda normal leva 4 balas e morre, este leva em média 5-7 para morrer. São mais ágeis, espertos e resistentes. Portam consigo uma metralhadora, que causa mais danos, dependendo da rajada de tiros que ele dê. Quando morrem, dropam uma metralhadora com seis balas.Caso você já porte uma metralhadora, ele só dropará um pente com balas.



Dog(cão)

Estes são pastores Alemães(obviamente), cujo único golpe é morder. É um inimigo fraco, porém se em grupo, pode trazer problemas para o player. Os cães só tem um lifepoint, logo, qualquer arma, incluindo a faca é letal para eles.


Officer(Oficial) 

São inimigos semelhantes aos guardas. A única diferença é sua velocidade. São muito mais ágeis do que os guardas, logo são oponentes mais difíceis de serem combatidos. Portam consigo uma pistola, e quando morrem, dropam um pente com 4 balas.






Mutant(Zumbi)

São super-soldados mortos vivos criados pelo doutor Schabbs,que queria que estes mutantes lutassem ao lado dos nazis, mas algo deu errado, e eles lutam contra tudo e todos. São encontrados nos mesmos lugares onde um guarda ficaria, mas algumas vezes, são encontrados em quartos onde tem um Nazi morto, indicando que não são assim tão domésticos. Eles carregam em si uma pistola. A grande diferença entre ele e um guarda, é que ele é sorrateiro, não faz nenhum barulho, a não ser, é claro, na hora da morte. Podem disparar instantaneamente e com mais frequência do que um guarda ou um officer.Quando morrem, dropam 4 balas em um pente.


Fake Hitler(Hitler falso)

São personagens que foram feitos para se parecerem com o Hitler e aparecem apenas no fim do 3° episódio de W3D. Se vestindo de roupão, é feito unicamente para a proteção de Hitler e se em comparação com os outros inimigos, pode ser considerado um sub-chefe.





Mutant Rats(Ratos mutantes)

Os ratos mutantes são basicamente iguais aos cachorros, mas só existem na versão SNES. Eles são colocados no lugar dos cães por causa da sensura que foi imposta ao Wolf 3D para o Super Nintendo.



Outras Fotos Wolf3D


Beyond Castle Wolfenstein- Por Joe


Saga Wolfenstein Parte #2


Ficha Técnica:
Nome: Beyond Castle Wolfenstein (Sucessor de Castle Wolfenstein)
Ano: 1984
Produtora: Muse Software
Criador: X X
Plataforma(s): Apple II, Atari 8-bit, DOS e Commodore 64
Modos de Jogo: Single Player
Estilo de Jogo: Stealth , Shooter
Nota: 7,5
Jogabilidade: XX
Gráficos: XX
Dificuldade: Difícil



O Beyond Castle Wolfenstein, que é a sucessão de Castle Wolfenstein foi lançado simultaneamente para Apple II e Commodore 64, e logo foi exportado para Atari 8-Bit e DOS.
 Tal como seu antecessor, este game é uma combinação de estilos; Ação, aventura e o inovador Stealth.

Plot:

Beyond Castle Wolfenstein inicia-se  na II guerra mundial, durante o governo de Adolf Hitler como chanceler da Alemanha. O único objetivo principal do jogo é atravessar todos os estágios do bunker secreto, onde este está marcando reuniões secretas com os “chefões”.
Você terá de invadir este bunker e plantar uma bomba na frente da porta onde Hitler está fazendo suas reuniões.
Os gráficos e estilo do jogo continua o mesmo, nós vemos o cenário por cima, com os guardas ainda agindo da mesma forma que antes. Depois de plantar a bomba, o player terá de escapar do bunker, antes que ele exploda.

Oque mudou?


Apesar do jogo ter muitas similaridades com o seu antecessor, algumas coisas foram colocadas. Agora, os guardas utilizam de um sistema de passe, onde você é escolhido pelos guardas para mostrar o passe deste andar. Você também pode oferecer uma espécie de suborno para ele te deixar passar.
Agora temos também um punhal, usado para matar silenciosamente, no lugar dos altos tiros de pistola. 
Você pode também usar os corpos dos soldados mortos para bloquear portas, ganhar acesso as coisas ou até esconde-los.



Curiosidades: O cenário do jogo se passa no dia 20 de Julho, dia este em que  aconteceu um atentado preparado por um coronel chamado Claus Shenk Graf von Stauffenberg(ou só Stauffenberg) com o fim de matar o líder supremo do nazismo em seu Bunker; Hitler . 
“Curiosamente”, o nome do lugar onde a bomba foi explodida, se chamava Wolf’s Lair.
Mais áudios foram adicionados para uma maior variedade de efeitos sonoros.

Gráficos:

Assim como o seu antecessor, os gráficos se repetem; vemos o personagem de cima, estilo
plataforma.Nesse jogo, temos que passar pelos levels estilo stealth, personificando guardas, ou matando os oponentes.
Podia ser jogado via Paddles, Joystick ou pelo Keyboard.
Quando o player “zera” o game, ele é recompensado com os gráficos em alta resolução do Bunker explodindo ao fundo, com o player fugindo daquele lugar.
E este é mais um dos fantásticos Games da saga Wolfenstein. Espero que tenham gostado!

O fim do jogo em High Definition


Castle of Wolfenstein

Ficha Técnica:
Nome: Castle of Wolfenstein (A.K.A Wolfenstein 2D)
Ano: 1981
Produtora: Muse Software
Criador: Silas Warner
Plataforma(s): Apple II, DOS, Atari 8-bit e Commodore 64.
Estilo de Jogo: Stealth
Notas: 8,0
Jogabilidade:XX
Gráficos:XX
Dificuldade: Difícil



O primeiro jogo da Saga Wolfenstein foi lançado há 32 anos,pela Muse Software para o Apple II. Podendo, depois de um tempo ser jogado nos Atari 8-bit, DOS e nos Commodore 64. Foi pioneiro com as Vozes digitalizadas e também criou o famoso modo Stealth, que são os jogos onde você tem que se esconder , atirar, espionar, etc.
O Wolfenstein é um game 2d(bidimenstional) e por isso várias vezes é intitulado Wolfenstein 2D. 


Jogabilidade:

Então, no início do Game, o jogador é equipado com uma arma e munição, que você pega de um guarda morto.Uma vez que você se mexa, chamará atenção dos guardas, que provavelmente tentarão te matar ou te prender. Você deve matar os guardas.
Existem dois  tipos de guardas; os burros e os Hackers.
Os burros, ou seja, os básicos, chamam-se Stormtroopers SS, que reagem apenas ao ver o jogador andando por aí sem uniforme ou quando ouve sons de tiros e granadas.Além disso, os Stormtroopers SS não podem sair da sala de origem, ou seja, só rondam por uma área simples.
Os Guardas SS, além de muito mais inteligentes, uma vez que alertados, vão lhe perseguir de sala em sala até lhe encontrar.Este exige muitas granadas para ser morto.
Uma vez que o soldado inimigo morre, você pode procurar itens em seu corpo.
Uma rota de fuga muito útil nesse game, é usar um uniforme de guarda, podendo se misturar aos guardas normais, no entanto, os Guardas SS tenderão a lhe expor como impostor!
Uma coisa clássica do Wolfenstein são os baús espalhados pelo decorrer do estágio, geralmente escondidos dentro dos quartos. Dentro desses baús, você poderá encontrar Itens variadíssimos, como munição, granada, coletes à prova de balas, uniformes, planos de guerra e também vinho, diários de Eva, Braun, balas de canhão e medalhas.
Quando você bebe algo alcoólico, resulta num “HIC!”, deixando por um tempo o Player sem equilíbrio, fazendo o jogador errar tiros e “granadadas”.
Os estágios do game são bem básicos, como pode ver nas imagens. São diferentes layouts de castelos a medida que o jogo passa, um mais difícil que outro.


Curiosidades: 



Na versão Commodore 64, como falei antes, foram usadas pela primeira vez as vozes digitalizadas, e oque era mais interessante, era que você podia ouvir os guardas gritando em alemão coisas como “HALT!”(Alto!) e “Kommen Sie!” (Venha, você!). Apesar de bem obsolento nos dias de hoje, o Wolfenstein permitiu aos que viveram na era “Gamer” daquela época , que jogassem um jogo bem mais inteligente por si só, e fazendo com que o jogo se destacasse em relação aos outros que foram lançados na mesma época.






II Guerra Mundial se enfurece em toda a Europa ….
Castle Wolfenstein é ocupado pelo exército do Reich e convertido em quartéis generais de frente.você foi capturado e levado para o castelo para interrogatório pela temida SS. De um recanto atrás das pedras do calabouço um companheiro de cela morrendo produz uma pistola Mauser M-98 totalmente carregado com dez balas e dá para você. Sua nova missão: encontrar os planos de guerra nazistas e escapar do castelo Wolfenstein vivo
Castle Wolfenstein é um jogo de ação e aventura da Muse exigindo raciocínio rápido e rápidos controles manuais.Use o joystick ou teclado do computador …
Castle Wolfenstein gera uma variedade ilimitada de layouts de castelos, cada um mais difícil escapar do que o último.
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Outra tentativa de fuga do castelo Wolfenstein é frustrada … 

Em um corredor frio do castelo, Outro soldado Aliado é interrogado … Scheweinhund! ( Cadela!) você se recusa a cooperar … sua insolência é inútil … 

Mas horas depois, com a madrugada reinando no Castle Wolfenstein, uma figura solitária faz o seu caminho para fora da fortaleza e a caminho da liberdade …