Não se fala de outra coisa! Divergente tomou as ruas, as conversas, e agora também OS CINEMAS! Mas você ainda não conheceu a série de livros, nem está por dentro do que estamos falando? Então vem com a gente! Vem Conhecer Divergente!
– Você conhece Divergente?
Divergente é uma série de livros escrita por Veronica Roth, e agora, esses livros estão virando filmes! O primeiro – Divergente – será laçado em março de 2014. O filme fala sobre um “futuro” em que a humanidade vai presenciar criar facções para impedir que aconteça uma terceira guerra mundial! E estas facções são divididas nos seguintes cinco grupos, com ideais diferentes:
Aqueles que culpavam o egoísmo formaram a facção “Abnegação”;
Aqueles que culpavam a ignorância formaram a facção “Erudição”;
Aqueles que culpavam a agressividade formaram a facção “Amizade”;
Aqueles que culpavam a duplicidade formaram a facção “Franqueza”;
Aqueles que culpavam a covardia formaram a facção “Audácia”.
Cada facção tem parte no funcionamento da sociedade. Os integrantes da Abnegação controlam o governo, pois são altruístas, e colocam as prioridades dos outros acima das suas. Os integrantes da Franqueza controlam a justiça, pois não deve haver duplicidade para que haja justiça. Os integrantes da Erudição se tornaram professores, médicos, cientistas. Os integrantes da Amizade controlam as fazendas (eu ainda não entendi o motivo, não ficou claro). Os integrantes da Audácia, que são os mais destemidos realizam a segurança. É óbvio que cada facção tem lideranças próprias também.
Divergente conta a historia de Beatrice que é uma jovem garota de 16 anos da facção abnegação, que tem o resultado do seu teste um tanto quanto raro; se você pertence a mais de uma facção, você é denominado Divergente, que para o governo é um perigo, pois se não é facilmente controlado, logo é uma ameaça. Há, é claro, aqueles que foram destituídos de suas facções. São chamados de “sem-facção”. Fazem os serviços menos remunerados, quando não se tornam pedintes, pessoas carentes.
Enfim, há alguma tensão entre as facções, especialmente entre a Erudição e a Abnegação. As lideranças da Erudição querem integrar o governo com fins bastante egoístas, algo que é rejeitado de pronto pela Abnegação. Há divergências ideológicas entre a Amizade e a Franqueza. Segundo integrantes da Franqueza, quem quer manter a amizade a todo custo, estará de alguma forma enganando alguém, pois não há franqueza absoluta na paz. Assim, entre diferenças ideológicas e questões práticas do funcionamento da sociedade, a coisa se torna bem interessante.
O livro tem uma historia muito boa e bem escrita, eu recomendo pra os que gostam de um livro cheio de emoções, aventura, um pouco de drama e romance. Agora sobre o filme…Parece-me ser uma adaptação bem fiel, mais deixarei você tira suas próprias conclusões.