30 de Janeiro, uma data para celebrar a poderosa nona arte! Mais especificamente, a nona arte brasileira: Hoje é 30 de Janeiro, o Dia do Quadrinho Nacional!
Desde 1984, 30 de Janeiro é um dia de celebração para o quadrinho nacional. A data é escolhida de propósito, para relembrar da PRIMEIRÍSSIMA produção em quadrinhos brasileira, intitulada “As Aventuras de Nhô-Quim”, do cartunista Ângelo Agostini, publicada no dia 30 de Janeiro de 1869. De lá para cá, 152 anos depois, o nosso quadrinho mudou, foi influenciado, tornou-se influência, e toma uma forma que é ao mesmo tempo única e também uma mistura, assim como nós, povo brasileiro!
O Brasil é gigantesco; e cada obra de cada lugar, de cada vivência traz uma experiência totalmente nova para quem se propõe a lê-las. Diferentemente das também clássicas HQs norte-americanas, os gibis brasileiros em sua grande maioria trazem muito do nosso folclore e de nossas crenças diversas para dentro dos quadros. Basta pensar em revistas como a Turma do Pererê, de Ziraldo…
… Ou nas memórias de infância, com os clássicos Gibis da Turma da Mônica de Maurício de Souza…
… Ou na vivência cotidiana, com os cartuns de Laerte…
… Ou as charges do grande mestre Latuff, sobre atualidade e sociedade.
A verdade é que faz muito sentido que os quadrinhos sejam considerados essa nona arte tão poderosa; a mistura da cor, do desenho e da palavra. Quadrinhos nos mostram caminhos sobre nós mesmos e nossas vivências de formas que nem imaginaríamos ser possível. Savants of Sound, obra recente do grande Gabriel Arraes, talvez nos ajude a entender melhor o que de fato os nossos quadrinhos nacionais são: Uma grande viagem experimental e sensorial, rumo ao mundo ilustrado, real, fictício, repleto de originalidade. Feliz dia da Nona arte, feliz dia do Quadrinho Nacional!
Consuma HQs nacionais! Aproveite nossas indicações:
SAVANTS OF SOUNDS | A MÚSICA EM FORMA DE HQ!