Hoje, 30 de Janeiro, é o Dia do Quadrinho Nacional! Uma data importante para celebrarmos tantas e tantas obras incríveis produzidas aqui mesmo, em nossa terrinha. 🇧🇷🌍 Por isso hoje a gente fala de um dos personagens mais icônicos para a negritude brasileira! Hoje falamos do dia do Quadrinho Nacional e a Redenção de Jeremias!
O quadrinho é arte revolucionária! Capaz de projetar o mundo real em sua ficção, e fazer da ficção realidade. Desde 1984 a data é celebrada e acolhida por quadrinistas, cartunistas e é claro, nós! Que tanto consumimos da 9ª arte! Pensando nesse dia tão especial, vamos relembrar de um dos marcos mais importantes para o quadrinho nacional recente, bem como da representação negra nos quadrinhos: Falamos de Jeremias, clássico dos quadrinhos da Turma da Mônica, na edição PELE, no texto de João Ferreira
Dia do Quadrinho Nacional e a Redenção de Jeremias!
Jeremias, Pele – é de autoria do Rafael Calça e Jefferson Costa, um quadrinho que procura imprimir no gibi a realidade em que a população negra vive, em algo que por muito tempo não existia impresso nas páginas das produções de Maurício de Sousa. Na verdade Pele procura uma ‘redenção’ do personagem Jeremias, numa repaginada que não só revive o personagem, tão apagado nos gibis clássicos, como também mal representado; em Pele, tudo funciona perfeitamente!
Pele traz problemáticas do negro na sociedade desde criança e todo o racismo – velado ou não – que infelizmente tem que enfrentar. Um racismo que parte da branquitude que o cerca, infelizmente até naqueles que deveriam ser quem o acolhe. Jerê, em uma triste, mas realista viagem por sua própria vida, percebe o quão intensamente todo o racismo, preconceito e os arquétipos que se imagina para negritude o afetam diretamente, e enquanto nos faz sofrer, nos mostra a importância do racismo, da conscientização e também do confronto serem debatidos com crianças negras desde cedo!
Pele é uma excelente opção de (re)leitura nessa data tão importante. Quem ainda não leu, deve estar ciente de que esse material precisa ser compartilhado com nossa sociedade, atingindo leitores de HQ ou não Rafael e Jefferson trazem suas próprias vivências e negritude para dentro das linhas dessa tirinha tão tocante. Transformam realidade e ficção num só conto de esperança para negros e negras que cresceram e crescem no enfrentamento à branquitude, ao racismo, a opressão.
A redenção de Jeremias
Jeremias, Pele, nos oferece a redenção perfeita para um dos mais esquecidos personagens originais de Maurício de Sousa. Em outras épocas, estereótipo racial de negro beiçudo em mais um quadrinho. Hoje, remodelado e refeito para se desculpar com seu ‘eu’ do passado. Jeremias deve ser – precisa ser – o futuro da representação negra nos quadrinhos. Cheio de afeto, cheio de esperança… Cheio de resistência.
Curtiu o texto? Então se liga nesses vídeos! Compartilhe o NerdSpeaking!