Hoje é DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS! Um dia que, entre tantas lutas, celebra a vida e resistência dos povos Indígenas ao redor do mundo! E para celebrar esse dia tão importante, VAMOS DE INDICAÇÕES NO CINEMA!
1 – Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
Ihjãc é um jovem Krahô, aldeia indígena de Pedra Branca, Tocantins. Ele perdeu seu pai. Enquanto lamenta a sua ausência, Ihjãc é surpreendido pela visita do espírito de seu pai, já falecido. Então o jovem Krahô se sente obrigado a organizar uma festa de fim de luto, uma comemoração tradicional de sua comunidade.
Num filme lindo em cores e detalhes, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos nos convida a conhecer uma de tantas histórias dos Povos Indígenas. É na beleza e na simplicidade que o filme se faz.
2 – As Hiper Mulheres
As Hiper Mulheres é um documentário de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette. O filme narra a história do Povo Indígena do Alto Xingu (MT), que está para fazer o maior ritual feminino do povo, conhecido como Jamurikumalu, para que uma senhora idosa e doente possa cantar uma última vez. Enquanto se sucedem os ensaios, a única cantora que conhece todas as antigas músicas se encontra muito doente. O documentário é um retrato da força de um povo tão próximo, unido pelos cantos e pela força das mulheres do Alto Xingu.
3 – Martírio
Martírio é um retrato da luta permanente dos Povos Indígenas brasileiros através dos tempos, sobretudo agora, em meio a um governo devotado em destruir, desmatar e vender terras. O filme é uma análise a toda violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas brasileiras.
Martírio retrata a desgastante luta dos povos indígenas contra a repressão e opressão dos latifundiários, pecuaristas, grileiros e fazendeiros locais, que querem não somente tomar seus espaços, mas também as suas vidas. É um verdadeiro retrato do extermínio indígena brasileiro, que nunca acabou.
4 – Ex-Pajé
Dirigido por Luiz Bolognesi (Uma História de Amor e Fúria), Ex-Pajé conta a história de um poderoso Pajé que passa a questionar sua crença depois que faz contato com os brancos, que fazem-no acreditar que sua fé é pagã e demoníaca. Mas, a medida que o pastor se aproxima mais de sua aldeia, também surgem mais mortes e violências, que fazem o Pajé voltar a ter sua sensibilidade em relação a espíritos da florestas, que andam ao seu lado.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08) foi criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas e busca garantir a autodeterminação assim como os Direitos Humanos às diversas etnias indígenas ao redor do mundo.
Eaí, curtiu as indicações? Então compartilha com os amigos e amigas! Faça o NerdSpeaking crescer.