É verdade que o mundo dos jogos está muito bem servido dos games de carros e corrida como Need for Speed, Forza e Gran Turismo , ou mesmo os “hit & run”, como é o caso da franquia Grand Theft Auto. Mas hoje vamos para um jogo igualmente antigo, porém mais esquecido nas prateleiras; na RetroIndicação de hoje, DRIVER – You Are the Wheelman!
Quando falamos dos melhores jogos de carro para videogame, instantaneamente nossa mente lembra de clássicos como TOP GEAR, diretamente do Super Nintendo, ou das eterna franquia Need for Speed, Gran Turismo, Midnight Club… Ou mais recentemente Burnout, Forza. Mas há entre estes jogos um que acaba passando despercebido, um clássico do Playstation 1 que revolucionou EM TUDO os jogos de carro: Trilha sonora, gameplay, realismo, e aquele ‘Q’ de (falso) mundo aberto, com um grandioso mapa expansivo, mesmo dentro de um console que hoje pode ser considerado bastante limitante. DRIVER – You Are the Wheelman!
DRIVER – You Are the Wheelman!
Vamos embarcar na nostalgia e lembrar de DRIVER – You Are the Wheelman! Um jogo produzido em 1999, pela Reflections Interactive e GT Interactive Software, game que iniciou a franquia Driver, ainda lá no PlayStation 1. Um game totalmente inspirado por filmes com aquela estética policial, com carros, praias, perseguições policiais, como foi Scarface (1983), ou mesmo o filme The Driver (1978), que em muito inspirou Martin Edmondson, criador da franquia Driver.
DRIVER, Miami, e a estética VICE!
O plot do game segue este caminho: Incorporamos um policial à paisana, John Tanner, que se infiltra em grupos criminais de San Francisco, Miami, Los Angeles e New York, e tem a missão de investigar as suas operações, ganhar a confiança dos grupos, e “subir” a escada do crime, até encontrar o chefe da máfia, e pará-lo. Tudo isso, utilizando APENAS carros dentro das quatro cidades! A gameplay é assustadoramente boa até os dias de hoje. Os mínimos detalhes foram colocados dentro de jogo, tentando deixar a direção dos diversos automóveis o mais realista possível – apesar das limitações do PS1. Para quem nunca jogou Driver, a sensação é a de jogar um GTA IV, mas no PlayStation 1! Fugas policiais, corridas, timer no limite, e toda aquela estética de Miami Vice! Isso sem contar com a INCRÍVEL trilha sonora cheia de sintetizadores, orquestra e baixos poderosos! Uma verdadeira obra de arte em forma de jogo!
Para quem nunca jogou, DRIVER 1 é sem dúvidas um dos melhores jogos do PS1, e talvez um dos melhores jogos de carro até os dias atuais! O NerdSpeaking RetroIndica.