Junho é o mês do Meio Ambiente! Então, pensando nessa data de tanta luta pela sustentabilidade, pela fauna e flora, se liga nessa lista para falar do Meio Ambiente e o Cinema!
Por Joegrafia – Negro. Comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙
05 de Junho não é só uma mera data comemorativa: É uma data para discutir meio ambiente, sustentabilidade e saídas para tantos ataques ao planeta; o aquecimento global só cresce, e com isso, sobe também a temperatura do planeta. Quando falamos de aquecimento, derretimento das calotas de gelo, mudanças climáticas, já não estamos falando de “problemas para as próximas gerações”. NÓS já sofremos as consequências! É uma crise climática para ontem. Precisamos começar a combater o mercado do veneno – o agronegócio – que é quem mais gasta a água do planeta; combater as queimadas, desmatamento e grilagem – tudo aquilo que é ilegal com a natureza e reduz fauna e flora a desertos. Precisamos combater a política de destruir. A política de “passar a boiada” e exploração natural. É tudo para ontem, já avisava Emicida. Dito isso, bora entender melhor essas discussões ambientais através de filmes, com a lista Meio Ambiente e o Cinema!
-
WALL-E (2008) – Direção: Andrew Stanton (Monstros S.A.)
É claro que não poderia ficar de fora, né?! WALL-E é um filme que, entre fofuras e a fuga da solitude espacial, discute temas pesadíssimos para o futuro da existência humana: A destruição natural pelo “progresso”. A terra, nesta linda animação da PIXAR, se encontra desertificada, árida, sem vida. Após a industrialização massiva, a humanidade se vê obrigada a buscar uma vida no espaço, na esperança de que um dia possam retornar à terra, com um plano de retiro, enquanto robôs “limpam” a terra de todo o entulho e destruição. O plano falhou, mas WALL-E, um dos últimos remanescentes dos robôs de limpeza, encontra uma muda de plantinha, esperança pela recuperação terrestre e abandono da forma de vida com comida de mentira, ultraprocessados, e sem natureza alguma.
Confira o trailer:
-
O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO (2019) – Direção: Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão)
O filme conta a história (verídica) de William KamKwamba (Maxwell Simba), um rapaz vindo de uma pequena vila no Malawi, África Oriental. Acompanhamos sua jornada desde a infância, com os sonhos de um rapaz cheio de ideias e apaixonado pelo estudo! Mas que vive em um país que convive com a falta d’água, saneamento básico, alimentos e também tem de lidar com uma forte seca, que destrói o plantio. Aos 14 anos, William constrói um moinho de vento na sua vila em Wimbe, trazendo esperança para o plantio, e realmente possibilitando a vida de seus pais e amigos, através de uma tecnologia sustentável! “O Menino que Descobriu o Vento” é uma poderosa reflexão – tanto sobre como a desertificação pode destruir culturas, povos, e existências, mas também exemplo de resiliência do jovem William que fez de tudo para tornar a convivência com a terra árida possível para o seu povo.
Confira o trailer:
-
Nausicaä of the Valley of the Wind (1984) – Direção: Hayao Miyazaki (Filmes Studio Ghib)
Essa linda animação do Studio Ghibli (tinha que ser, né?!) conta a história da princesa Nausicaä, do reino do Vale do Vento. Um pequeno reino, que sobrevive com escassos recursos, após dos 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu toda a civilização humana, junto com grandes e poderosos reinos, florestas, vegetações… E todo o ecossistema terrestre. Nausicaä vive num mundo em ruínas, buscando mantimentos em meio ao caos, e civilizações afastadas, que estão cortados pelo Mar da Corrupção, um bioma de gigantes insetos e plantas. Só que tudo nesta floresta é tóxico à humanidade. Nausicaä no Vale do Vento mostra como o belicismo, as armas e guerras podem destruir toda a existência humana, reduzindo-nos ao pouco, oásis de humanidade.
Confira o trailer:
Meio Ambiente e o Cinema! E aí, curtiu as indicações? Então segue a gente pelas redes sociais e não perde nada do que a gente posta! A discussão do meio ambiente precisa ser de todos e todas nós, não importa quem a gente seja. Como diria o Capitão Planeta, herói dos quadrinhos em prol do meio ambiente, “O PODER É DE VOCÊS!” Essa postagem é uma parceria de NerdSpeaking-Nerd Café! Passa no Instagram e confere na íntegra!