A série Ms. Marvel finalmente chegou e com ela, expectativas de que sim, a Marvel pode entregar produtos originais e interessantes de consumir. E Kamala Khan representa justamente isso: Ms. Marvel, a renovação do Marvel Universe!
Ms. Marvel?
Ms. Marvel é a nova série do Universo Cinematográfico da Marvel, e lançou agora em junho, no último dia 08. Até agora, temos o primeiro episódio disponível, e o 2º já agendado para a próxima quarta-feira (15). Na nova série, acompanharemos a personagem Kamala Khan (Irman Vellani), uma jovem americana com descendência paquistanesa de Jersey City em suas desventuras, descobrindo com seu melhor amigo amigo Bruno Carrelli (Matt Lintz) os seus superpoderes. Ela é fissurada em quadrinhos, fanfics, e nas histórias de seus principais heróis, os Vingadores e em especial, a Capitã Marvel! Uma série bem simples, que nos leva aos problemas de sua vida pessoal, com os embates dentro de casa, com sua mãe e Kapur, sob proteção de seu irmão mais velho Saagar, e também os desafios de sua vida adolescente na escola, com dificuldades de se enturmar, bem naquele velho estereótipo da “garota geek que não se encaixa”. Um clássico!
E mesmo com um plot nada novo, Ms. Marvel consegue atingir em cheio nas expectativas do público, com uma personagem que sim, traz consigo uma história muito similar à tantos outros, mas que renova a experiência, ainda que se distancie um pouco dos seus originais quadrinhos (o que não é nenhum inconveniente!). Com uma edição rápida, diferente e que funciona quase como um personagem dentro da trama, ditando o ritmo! Ms. Marvel traz consigo também uma cultura que não é abordada da Marvel, numa família nuclear de outra etnia, e em uma outra vivência! Kamala Khan parece muito com outros heróis teen da Marvel… Mas só parece! Sua família, suas vontades e o que cerca a origem da personagem muda tudo. E isso é muito revigorante, numa Marvel que parece tanto se repetir!
A ‘fórmula Homem Aranha’ não falha!
Spiderman é sem dúvidas um dos heróis mais marcantes da Marvel, tanto em quadrinhos quanto em cinema. E isso não é ao acaso: Homem Aranha traz um senso de realismo, de vida verdadeira, e nos aproxima do herói, fazendo com que ele se pareça muito com a gente! E Kamala Khan e a Ms. Marvel repete esse feito (tanto na nova série quanto nas HQs), com uma personagem extremamente humana e cheia de vontades… E acerta em cheio nisso! Aquele humor mais “galhofa” da Marvel cai como uma luva nela, que é jovem e que traz consigo essa juventude expressa em suas ações, nas suas vontades… Em sua obsessão pelo mundo dos heróis! Ela é fã, como nós somos. Isso é bem legal de ver em tela – utilizando a própria cultura de fãs para mostrar o quão legal é participar na cultura pop.
Diversidade
O panteão de heróis e heroínas Marvel realmente está mudando, e é importante notar isso por duas óticas: A 1ª porque sim, a lógica do mercado pede esta mudança. É estratégico abrir o mercado cinematográfico da Marvel para fora do ocidente. É muito estratégico trazer personagens de origens orientais para o MCU. Isso acontece mais recentemente com Kamala Khan e sua família, mas também nos Eternos, com Karun (Harish Patel), Kingo (Kumail Nanjiani) e no fime Shang-Chi (Simu Liu), com o Mandarim (Tony Leung), Katy (Awkwafina) e tantos outros. É um aceno da Marvel ao mercado, que aos poucos tenta expandir seus domínios. E numa 2ª ótica, inevitavelmente abre espaço também para novas histórias, culturas nunca antes vistas na Marvel e no cinema Hollywoodiano para o público ocidental, que começa a derreter todo aquele estereótipo negativo que a própria indústria concretizou. Então sim, na balança, um passo extremamente positivo!
Um respiro criativo!
Ms. Marvel ainda está apenas começando, mas é muito empolgante ver algo novo em tela, que mesmo em um tema que já é tão intensamente explorado (Super-heróis), consegue trazer originalidade, um respiro divertido e alegre para algo tão batido. Kamala realmente é uma personagem muito interessante, criada por Sana Amanat e adaptada por Bisha K. Ali – ambas de origem paquistanesa, é importante notar isso, pois a mudança também passa pelas mãos de quem produz. Ms. Marvel diverte em sua edição criativa, cores vibrantes e fugindo do metalizado e formatado que a Marvel têm trazido nas suas últimas criações. Uma série que promete revigorar o Marvel Universe, desembranquecendo as produções do estúdio com uma boa história, e representando tudo isso que já se propôs a ser: Ms. Marvel, a renovação do Marvel Universe!
Quer saber mais sobre a Miss Marvel? Se liga nesse vídeo lá do ‘Olá Mundo Geek!‘