Se vivo, hoje Nelson Mandela teria 104 anos, e ainda assim, estaria lutando pelos direitos da negritude, pelo direito, pela liberdade – assim como fez em toda a sua vida! Hoje a gente fala de liberdade. Hoje a gente fala de Nelson Mandela e o Mandela Day!
“A liberdade não se divide.
As correntes de qualquer um dos meus homens eram as correntes em todos eles,
e as correntes do meu povo eram as correntes em mim.”
Dia Internacional de Nelson Mandela, ou Mandela Day, acontece sempre no dia 18 de julho – o dia em que Mandela Nasceu! E é um dia em comemoração à vida e da luta social de Nelson Mandela – um dos mais influentes símbolos da luta contra a segregação, contra o apartheid, contra o racismo e pela democracia no continente africano e também no mundo!
Mandela foi um líder negro importantíssimo para um mundo pós-apartheid – um movimento separatista, com função de isolar a negritude e torná-los subservientes à branquitude. Ele lutou pela libertação da África, para que fosse um continente menos racista, menos segregacionista, e bem mais político, onde negros e negras tivessem voz e vez – algo que até ali era inexistente, graças ao passado de colônia.
No meio dessa luta toda, ele foi preso. Preso político, por 27 anos. Quando saiu, foi o primeiro presidente da África do Sul livre do Apartheid – uma luta que só foi possível graças às suas falas, seus posicionamentos!
É pensando neste grande líder da negritude, da libertação da mente e do corpo, que teve de passar grande parte de sua vida atrás das grades – injustamente – que hoje trazemos algumas indicações cinematográficas em homenagem a Mandela!
Mandela: O Caminho para a Liberdade (2013)
Drama de Justin Chadwick, com Idris Elba e Naomi Harris.
Inspirado na autobiografia “Long Walk to Freedom”, de Mandela, o drama retrata todo o percurso de Madiba, desde sua vida jovem até a velhice, quando conseguiu conquistar a cadeira mais importante da África do Sul – a presidência, livre do Apartheid.
Vemos o começo de tudo, quando Mandela ainda vivia em sua aldeia rural, depois sua vida nas lutas sociais, no separatismo, e em meio ao racismo, até a sua injusta prisão, por acreditar na liberdade sua e dos seus. Um grande filme, disponível no Prime Video e Star+!
Mandela: Filho de África, Pai de uma Nação (1996)
Documentário de Jo Menell, Angus Gibson.
O filme é uma biografia muito bem feita da vida de Nelson. Com ele, abordamos a infância, adolescência, vida adulta, prisão e velhice de Madiba, bem como seu desenvolvimento na luta, educação e vida política! Vemos bem de perto cada etapa da dura vida de Mandela, bem como alguns de seus maiores desafios, que quase lhe custaram a vida.
Em Mandela: Filho de África, Pai de uma Nação, vemos a história do grande líder político para além de sua visão, pois tempos a presença também de Winnie Mandela, ativista e esposa de Madiba.
Mandela – A Luta Pela Liberdade (2007)
Dirigido por Bille August, com atuação de Dennis Haysbert, Joseph Fiennes e Diane Kruger
Neste drama de época, baseado no livro “Mandela: Meu Prisioneiro, Meu Amigo”, vemos um pouco mais da vida do líder negro político em seus 27 anos de encarceramento, pela ótica de um de seus carcereiros – James Gregory. Neste filme (pra lá de fantasioso), vemos uma mistura de ficção e realidade, observando como Bafana (Mandela) era realmente influente, a ponto de conseguir – ainda que preso – fazer com que suas ideias e ideais fossem disseminados dentro e fora das grades da prisão de Robben Island.
Feliz dia, Madiba. Sua luta vive em nós até hoje! Feliz dia de Mandela, Feliz #MANDELADAY!