Hoje é o dia do Capoeirista! Dia para relembrar do estilo de dança e luta negra, popular especialmente em nosso Nordeste, Bahia. E para lembrar deste dia, fazemos uma indicação especial do cinema: O NERDSPEAKING INDICA: BESOURO!
Besouro é um filme que conta a história do lendário capoeirista negro Besouro Mangangá, nascido no Brasil em 1895, na Bahia, pouco tempo depois da abolição da escravatura, mas com os efeitos nocivos do racismo e preconceito ainda fortemente enraizados em todo o território nacional.
O filme conta a vida de Besouro Mangangá, inimigo público das autoridades da época por ser negro, e por praticar a Capoeira. Ele era treinado pelo seu Mestre Alípio, que um dia, enquanto Besouro participava de uma roda de capoeira, distante de seu mestre, um policial o matou por ensinar a Capoeira.
Besouro, agora enfurecido com as ações policiais contra os negros capoeiristas, começa a contra-atacar através da capoeira e da força que as entidades depositam nele, agora com corpo fechado, graças a um colar (um patuá) entregue à ele por sua mentora espiritual, Dona Zulmira.
Isto significa que Besouro não pode morrer, exceto pelo golpe de uma faca de ticum, uma faca que, por sua madeira forte, pode matar até mesmo quem tem corpo fechado. O filme segue mostrando os feitos incríveis de Besouro e sua capoeira, que alia-se com outros e outras capoeiristas em busca de justiça pela morte de seu Mestre e contra as ações preconceituosas do coronel e da polícia.
Besouro é um filme de 2009, filme de ação biográfico, e apesar de levar a história verdadeira do maior capoeirista do século XX para um lado mais fantasioso, consegue entreter, nos prender, e ensinar um pouco sobre quem foi o Besouro de Mangangá! Vale a pena assistir, o NerdSpeaking Indica!
P.S. Huen Chiu Ku, coreógrafo das lutas do filme Kill Bill, é também responsável por coreografias das lutas do filme Besouro! Pra quem curte, vai aí mais essa!