08 de Março é o Dia Internacional da Mulher, e ainda parece que estamos lutando pelos mesmo direitos desde 1909. Sem contar os privilégios de um grupo, a falta de saneamento básico e desigualdade, ainda precisamos percorrer um longo caminho, até em que um dia os direitos e o respeito atinjam todas as mulheres.
Mas enquanto isso, do lado de cá, somos feitos de pó de ingressos (rs) e por isso vamos falar de algumas personagens femininas importantes no cinema nos últimos tempos. Só para ressaltar, como já diz a pensadora contemporânea Beyoncé: Who run the world? Girls!
Sim minhas caras, a Era feminista chegou mais forte do que nunca! Não só com As sufragistas mas em muitas outras obras. Até a Mulher Maravilha finalmente chegou aos cinemas, e a DC deu espaço para a sua (na minha humilde opinião) maior heroína. Enquanto isso, a Marvel resolveu trazer o primeiro filme solo da Viúva Negra (Black Widow), e não esqueceremos da Capitã Marvel.
Fonte da imagem: Revista Monet.
Sem sombra de dúvidas,pelo menos nos últimos 4 anos foi um marco a ascensão das mulheres no cinema.Precisamos falar da polêmica que foi quando a franquia Ghostbusters (Caça Fantasmas), que em 2016 trouxe um elenco feminino,trazendo a tona muitos comentários machistas pelas redes sociais. E eles não param! O famoso 007, agora na nova produção Bond25, terá uma mulher como a agente,nem preciso contar que os machos foram a loucura né? #Supera,vamos lembrar que 007 é um número,não um gênero.
Fonte da imagem: hackedmontionart.
Será que em 2011 Beyoncé realmente
cantou que a revolução será feminista?
E tá errada? Não está, não! Pois, de lá para cá tivemos filmes com mulheres empreendedoras, tais como Joy – o nome do sucesso, de 2015, que conta a história de uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos, que através de uma criação, ficou milionária, Joy Mangano. No ano seguinte, em 2016, Estrelas além do tempo,trás as telas outras história verídica,de três mulheres negras que trabalhavam na NASA e foram responsáveis por cálculos matemáticos que possibilitaram o primeiro americano a ir ao espaço. Mulheres que enfrentaram uma segregação racial e literalmente fizeram história.
Ainda relembrando franquias que eram masculinas, temos Ocean´s,que é a famosa trilogia de onze homens e um segredo, imagina o desespero quando descobriram que o spin-off era 8 mulheres e um segredo? O filme que trouxe Sandra Bullock (vencedora do Oscar 2010), Cate Blanchett (Vencedora do Oscar 2005 e 2014) Anne Wathaway, Sarah Paulson, Awkwafina, Mindy Kalling, Helena Bonham Carter e pode entrar: Rihanna.
Fonte da imagem: applenews
Mas no fantástico mundo de Hollywood, nem tudo são flores; apesar de Meryl Streep, a atriz que levou mais estatuetas para casa, O Oscar 2020 ignorou atrizes negras e muitas diretoras. Na categoria de melhor diretor, só havia homens, até Greta Grewing que já foi indicada em anos anteriores e em 2020 tinha um filme (Adoráveis mulheres) concorrendo a categoria de Best Picture, foi deixada de lado. Assim também foi com Lulu Wang (A despedida), Elsa Amiel (Pearl), Mati Diop (Atlantique), Marielle Heller (Um lindo dia na vizinhança), Celine Sciamma (Retrato de uma jovem em chamas), Melina Matsoukas (Queen&Slim) e Lorene Scafaria com As golpistas. Nunca esquecidas!
Fonte da imagem: joblo.
Por hoje é só, meninas! Se hidratem e continuem lutando contra o patriarcado! Com todos esses exemplos, lembrem: Somos protagonistas do nosso próprio filme!
Só a Natalie Portman lembrou das diretoras, usando um casaco com o nome delas! É sobre mulheres que ajudam mulheres,não é mesmo? E não deixaremos passar: Lupita Nyong´o, que foi a primeira atriz queniana a ganhar o Oscar de Melhor atriz coadjuvante em 2012, e em 2019 protagonizou Nós, do Jordan Peele, um dos filmes do gênero Thriller mais comentados do ano! Inclusive ressaltando aqui que apenas UMA atriz negra foi indicada ao Oscar 2020.
A gente fala de avanço e também fala de retrocesso na mesma frase,diante de vários exemplos ainda temos Bombshell (O escândalo) filme que estreou em 2020, mostrando funcionárias da Fox News denunciando abusos na empresa de mídia norte-americana. Com Charlize Theron no elenco,junto de Margot Robbie e Nicole Kidman, O escândalo está aí para mostrar o lado que Hollywood tenta esconder,mas junto com a ascensão de protagonistas femininas,também veio a tona milhares de assédios pelas quais algumas atrizes foram submetidas.
Fonte da imagem:Celebrity.
A era de Ouro de Hollywood, que tinha nomes como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e outras,fez com que Renée Zellweger voltasse aos cinemas em meados 2019 interpretando Judy Garland e expondo os abusos sofridos pela atriz,cometidos pelo diretor do longa O mágico de Oz e a atmosfera hollywoodiana (tem texto no blog – https://bit.ly/2TQ23ZE).
Fonte da imagem: playbuzz
O status de #Girlboss não vem fácil meninas, uma vez que todas temos pelo menos um trauma antes de contar nossas vitórias. Com isso, aqui vai uma pequena lista de #Girlpower no cinema,porque representatividade importa SIM:
1) Princesa Lea,representando a resistência na saga Star Wars;
2) Tiana,a primeira princesa negra da franquia Disney, personagem do filme A princesa e o sapo;
2) Tiana,a primeira princesa negra da franquia Disney, personagem do filme A princesa e o sapo;
3) Hermione Granger e suas falas no universo Harry Potter;
4) Imperator Furiosa, personagem de Charlize Theron em Mad Max:A estrada da fúria;
5) A “Rainha do gelo” Elsa, de Frozen;
6) Cleo, a protagonista de Roma;
7) Patsey, a personagem de 12 anos de escravidão que fez com que Lupita Nyong’o levasse o Oscar na ocasião do
lançamento;
lançamento;
8) E para os apaixonados pela franquia de Alien, pode entrar: Ellen Ripley,personagem que enfrentou toda uma raça de alienígenas assassinos
9) Não podemos esquecer-nos de Frida, correto?!
10) Aves de Rapina e a representação feminina da Dc.
Fonte da imagem: redbubble
Por hoje é só, meninas! Se hidratem e continuem lutando contra o patriarcado! Com todos esses exemplos, lembrem: Somos protagonistas do nosso próprio filme!
Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!
Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
E-mail: nerdspeaking@gmail.com