E que tal uma indicação daquele bom e velho suspense/terror! Um filme para ficar na pontinha do sofá, esperando pelos próximos acontecimentos… Sobretudo quando é embasado num dos grandes clássicos do Stephen King! Vem com a gente se aventurar no mundo obscuro de O NEVOEIRO. O NerdSpeaking Indica!
Antes de começar a ler este post, clique aqui e ouça a nossa indicação musical!
Não são muitos os filmes adaptados de livros ou jogos que dão certo. Às vezes pode sair um filme bem fuleiro, como o Percy Jackson e o Ladrão de Raios, ou pode sair uma grande pérola memorável, como O Senhor dos Anéis e Harry Potter! E foi justamente o que aconteceu com o Nevoeiro, saiu um grande filme.
Eis o plot:
O filme conta que houve uma grande tempestade no estado de Maine, que deixou o lugar devastado, com vários feridos e destroços por várias partes das cidades. Isso inclui a casa de David Drayton, um artista local. Depois que a tempestade passou, David, seu filho e esposa foram para o lado de fora da casa, para ver os estragos que a tempestade havia trazido, e olhando mais adiante no lago próximo a sua casa, se deparam com um intenso nevoeiro que descia das colinas próximas e espalhava-se rapidamente pela superfície do lago. Sem dar muita importância, David e seu filho juntam-se com o vizinho Brent e saem para o supermercado em busca de suprimentos, já que supuseram que devido à tempestade os estoques de comida poderia ser racionados.
Enquanto faziam as compras, um homem vem correndo e gritando desesperadamente pelo estacionamento, entra e anuncia a chegada do nevoeiro, alegando que o mesmo levou o seu amigo. Incrédulos, os clientes vão até a frente de vidro do Supermercado observar o nevoeiro que agora os cobre. É perceptível que o nevoeiro esconde algo perigoso e místico, quase que sobrenatural. E agora David, seu filho e vários outros que encontram-se no mercado terão de sobreviver como puderem abrigando-se e fortalecendo o mercado, protegendo-se de monstruosidades que agora os cercam!
Mas por que assistir O Nevoeiro?
O Nevoeiro é um filme de suspense, várias vezes classificado como terror. O desenvolver do filme mostra como os personagens tem de lidar numa situação um tanto pós-apocalíptica, onde várias opiniões divergentes sobre o que deve ser feito afeta o destino dos Draytons. Num grupo de pessoas que anseiam para saber o que está acontecendo, e se perguntando várias vezes se esse nevoeiro é temporário ou não, onde começa e onde termina ou o que simplesmente ele é. Outro ponto interessante do filme, é ressaltar o ser humano em si, a forma que se porta, o egoísmo, o medo, a incerteza… E como o medo pode fazer de nós os próprios monstros, para bem além do que há dentro daquele nevoeiro.
O clima que o filme traz é muito interessante, porque é possível imaginar a situação, a claustrofobia do confinamento em um mercado, a tensão de poder ser atacado ou engolido pelo nevoeiro(ou pelo que têm por trás dele). Além disso, é um título de peso, devido à sua produção. Um plot desenvolvido por ninguém menos que Stephen King, um mestre da literatura de terror, Sci-fi e suspense. Apesar de ser um filme de 2007, seus efeitos são realmente bons e se encaixam muito bem em suas cenas específicas. A forma que somos introduzidos aos obstáculos do filme é bem marcante, assim como os que vêm no decorrer do filme.
O Nevoeiro não se explica nem se introduz, ele simplesmente acontece (algo bem comum nos livros do Stephen). Muitos criticam negativamente o filme pelo “rumo que a história leva”, mas na verdade, é bem mais profundo que qualquer coisa que nos é mostrada. É impressionante como em um espaço tão curto de tempo eles conseguiram encaixar tantos eventos e tanta história…É realmente uma obra! Especialmente para quem gosta de filmes que dão aqueles arrepios e ainda vêm com um toque de profundidade no fim, é o filme certo! o NerdSpeaking Indica!