21 de Janeiro é o dia em que celebramos e fortalecemos a luta contra a Intolerância Religiosa em todo o mundo! Uma data de união, reflexão e de luta contra os anos de opressão. Mas afinal, 0 que é (e como combater) a Intolerância Religiosa?
Intolerância religiosa é todo o não reconhecimento, desrespeito, destrato e até violência – física ou verbal ante as diversas religiões espalhadas por todo o mundo. A data tem um impacto fundamental aqui no Brasil; é através do dia 21 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – que obtivemos a criminalização da intolerância e violência religiosa.
Foi nesta mesma data no ano de 2000 que a Ialorixá Mãe Gilda – importante símbolo das religiões de matriz africana aqui no Brasil, perdeu a sua vida, devido a um infarto. Mãe Gilda passou uma vida de perseguição religiosa, sendo acusada de charlatanismo e tendo sua imagem associada a coisas terríveis, de forma preconceituosa e racista.
A raiz da violência é tão antiga quanto o império em nosso país, ainda que a luta e o combate à intolerância sejam recentes. Mesmo sendo crime, a intolerância religiosa ainda toma grande espaço da vida da população preta no Brasil, que constantemente é feita de vítima de abusos e violências – algumas até fatais. Podemos e devemos ser resistência! Denuncie toda e qualquer violação contra religiões de matriz africana! Disque 100. Denúncias de violações dos Direitos Humanos também podem ser realizadas através do Disque 100.
Além disso, ajude a conscientizar! Uma sociedade consciente de seu passado, é uma sociedade que prospera em seu futuro. Converse com amigos, família, colegas. Procure se informar! Siga portais pretos. Intolerância religiosa não é brincadeira. É crime é dá cadeia! Denuncie.
Por Joegrafia – Negro. Comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙