Depois de uma certa demora e muito hype envolvido, finalmente pudemos conhecer a série de O Senhor dos Anéis, intitulada Anéis do Poder! A série do Prime Video que prometeu trazer de volta o universo fantástico de Tolkien, desta vez em forma de série. E sim! Já podemos dizer – Os Anéis de Poder: Uma ode ao Fantástico!
Não me entenda mal: Com isso, não quero dizer que Os Anéis do Poder é uma cópia de O Senhor dos Anéis, mas sim uma perfeita continuação – em forma de prequel, totalmente embasada no fantástico universo que J.R.R. Tolkien criou. A série é sim tudo aquilo que poderíamos esperar de uma produção que carrega o nome “O Senhor dos Anéis”. Silmarillion, O Hobbit, The Lord of the Rings e toda a construção de mundo que Tolkien empenhou a vida em fazer está presente aqui.
E vamos além! A musicalidade trazida por Howard Shore em todos os filmes, a cinematografia marcante de Peter Jackson e verdadeiramente todo o sentimento que há nas cores, na multi lateralidade da história, das raças e das importâncias dos acontecimentos também está aqui! Como disse PH Santos, há uma “textura de cinema a esses dois primeiros episódios”!
Mesmo com toda esta ode ao que já aconteceu, não podemos deixar de ressaltar também o que há de novo em Senhor dos Anéis: Anéis do Poder! Há aqui um encontro entre o velho e o novo, e personagens marcantes dos livros finalmente dão as caras! Se você gosta das minas profundas, de Khazad Dûm e todas as linhagens de anões que antecedem os que estão nos filmes, ou mesmo quer conhecer mais da Terra-Média – Rhovanion, The Southlands, Númenor, esta série vai lhe agradar demais! Para além dos mais conhecidos nomes – Durin III, Durin IV, ou entre os elfos – Celebrimbor, Gil-Galad, Elrond, Galadriel, aqui os novos personagens, como a princesa anã Disa, o elfo Arondir, além dos Harfoot – Nori Brandyfoot, Poppy Proudfellow, Sadoc Burrow entre tantos outros nomes realmente vem para somar a série!
Como é de se esperar numa produção longa – num universo colossal como o de Tolkien, vários núcleos de história se abrirão no decorrer das temporadas! Então ter tantos personagens novos e clássicos juntos só aumenta a credulidade no universo, e dá liga àquilo que os une: O retorno do mal à Terra-Média. Então fique tranquilo! Nada de “atrapalhos” até aqui. São personagens tão amáveis e tão profundos quanto os demais. Mesmo o “núcleo humano” da série, por mais que carregue a mesmice da corrupção humana – há tanto repetido nas obras e adaptações Tolkenianas, se faz forte e importante para o decorrer da produção – afinal é nesta Segunda Era que importantes laços (como Humanos e Elfos) serão quebrados.
Enfim! O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder nos traz de volta toda a emoção de ver a Terra-Média – Desta vez ainda mais de perto! Finalmente teremos tempo para visitar (e revisitar) alguns dos mais fantásticos lugares do Universo Tolkien, e nos debruçar sobre alguns dos maiores acontecimentos da história que antecedem A Sociedade do Anel! Se você é fã da obra e está aberto a certas atualizações – importantíssimas para os tempos atuais, você certamente vai se emocionar com a série Os Anéis de Poder: Uma ode ao Fantástico!