A parceria Marvel television/Netflix
atinge seu clímax com a minissérie Os Defensores. Desde 2015 essa parceria vem
dando frutos com as séries individuais do Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e
Punho de ferro (nessa respectiva ordem). Hoje, falaremos sobre a fusão do time dos Heróis mais urbanos!
atinge seu clímax com a minissérie Os Defensores. Desde 2015 essa parceria vem
dando frutos com as séries individuais do Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e
Punho de ferro (nessa respectiva ordem). Hoje, falaremos sobre a fusão do time dos Heróis mais urbanos!
O plano era aprofundar esses
personagens e suas tramas, estabelecer conexões entre os heróis por meio de referências
e personagens e a partir
disso os unir. A Netflix conseguiu entregar trabalhos excelentes como as duas
temporadas de Demolidor e a primeira de Jessica Jones; Um bom trabalho em Luke
Cage com algumas poucas ressalvas e o trágico Punho de ferro (onde as
coreografias e roteiro eram pobres de criatividade e literalmente de
investimentos). A
série acontece alguns meses após os eventos da
segunda temporada de Demolidor; os super-heróis formam uma equipe na cidade de
Nova York para destruir a organização conhecida como tentáculo que se
estabeleceu na cidade e é liderada pela enigmática Alexandra (Sigourney
Weaver), grande vilã da série.
personagens e suas tramas, estabelecer conexões entre os heróis por meio de referências
e personagens e a partir
disso os unir. A Netflix conseguiu entregar trabalhos excelentes como as duas
temporadas de Demolidor e a primeira de Jessica Jones; Um bom trabalho em Luke
Cage com algumas poucas ressalvas e o trágico Punho de ferro (onde as
coreografias e roteiro eram pobres de criatividade e literalmente de
investimentos). A
série acontece alguns meses após os eventos da
segunda temporada de Demolidor; os super-heróis formam uma equipe na cidade de
Nova York para destruir a organização conhecida como tentáculo que se
estabeleceu na cidade e é liderada pela enigmática Alexandra (Sigourney
Weaver), grande vilã da série.
Com oito episódios, a minissérie não
tempo para enrolações e coisas do tipo. No primeiro episódio, cada personagem
segue sua história: a cor é usada em cada parte da narrativa para identificar e
delimitar um personagem do outro. O seriado usa os três primeiros episódios
para conectar as narrativas de cada personagem e essa espera é presenteada com
o bom terceiro episódio. Esse tem a famigerada cena do corredor (que já é marca
deste universo) acontecendo em grupo, é muito divertida e possui uma
coreografia boa. A velocidade com que a trama vai andando e se resolve deixa a
experiência de assistir a série legal e divertida, em uma sentada nós podemos
terminá-la.
tempo para enrolações e coisas do tipo. No primeiro episódio, cada personagem
segue sua história: a cor é usada em cada parte da narrativa para identificar e
delimitar um personagem do outro. O seriado usa os três primeiros episódios
para conectar as narrativas de cada personagem e essa espera é presenteada com
o bom terceiro episódio. Esse tem a famigerada cena do corredor (que já é marca
deste universo) acontecendo em grupo, é muito divertida e possui uma
coreografia boa. A velocidade com que a trama vai andando e se resolve deixa a
experiência de assistir a série legal e divertida, em uma sentada nós podemos
terminá-la.
O desenvolvimento de trama pode para
alguns ter a impressão de mesmice no que se refere à novidade (eventos), ou
seja, qualidade de construção de arcos e progressão narrativa; para outros ele
vai declinando ao passo em que a minissérie vai acabando. Tive essas duas
impressões ao analisar a série mais objetivamente, mas a segunda perspectiva é
a que a série apresenta. Mesmo que com lentidão para aproximar os personagens o
programa televisivo inicia com solidez e cuidado com a individualidade de cada
personagem e como cada encontraria o outro. Esse cuidado no roteiro também
acontece no contato dos heróis com o grupo rival, o tentáculo. Todavia, a
qualidade do roteiro vai acabando na proporção em que os episódios vão vindo: o
já estabelecido propósito do tentáculo não fica claro mais a frente da trama,
justamente porque o roteiro e a qualidade não andam juntos. Outro ponto em que
podemos observar tais erros é o arco inexistente da vilã Alexandra. Ela não é
aprofundada, mesmo que informações tão interessantes como ela ser muito antiga
e conhecer várias e várias culturas de tempos diferentes tenham sido jogadas na
narrativa.
alguns ter a impressão de mesmice no que se refere à novidade (eventos), ou
seja, qualidade de construção de arcos e progressão narrativa; para outros ele
vai declinando ao passo em que a minissérie vai acabando. Tive essas duas
impressões ao analisar a série mais objetivamente, mas a segunda perspectiva é
a que a série apresenta. Mesmo que com lentidão para aproximar os personagens o
programa televisivo inicia com solidez e cuidado com a individualidade de cada
personagem e como cada encontraria o outro. Esse cuidado no roteiro também
acontece no contato dos heróis com o grupo rival, o tentáculo. Todavia, a
qualidade do roteiro vai acabando na proporção em que os episódios vão vindo: o
já estabelecido propósito do tentáculo não fica claro mais a frente da trama,
justamente porque o roteiro e a qualidade não andam juntos. Outro ponto em que
podemos observar tais erros é o arco inexistente da vilã Alexandra. Ela não é
aprofundada, mesmo que informações tão interessantes como ela ser muito antiga
e conhecer várias e várias culturas de tempos diferentes tenham sido jogadas na
narrativa.
Os melhores momentos da série acontecem por
conta da interação dos personagens: o ponto alto é a química. A dinâmica da
aproximação narrativa desses personagens acontece por meio de duplas. As
histórias dos personagens se cruzam e se estabelece uma relação de duplas que
fazem referências aos quadrinhos. Punho de ferro e Luke Cage “os heróis de
aluguel” possuem uma química interessante e que pode ser bem explorada em suas
respectivas séries pelos roteiristas. Por outro lado, temos Jessica Jones e
Demolidor conectados pela delegacia (ele como seu advogado) e se encontram com
a Misty Knight: o roteiro tem seu tempo para fermentar, mas logo após nos
entrega interações que acontecem por motivos legítimos e com bons diálogos.
conta da interação dos personagens: o ponto alto é a química. A dinâmica da
aproximação narrativa desses personagens acontece por meio de duplas. As
histórias dos personagens se cruzam e se estabelece uma relação de duplas que
fazem referências aos quadrinhos. Punho de ferro e Luke Cage “os heróis de
aluguel” possuem uma química interessante e que pode ser bem explorada em suas
respectivas séries pelos roteiristas. Por outro lado, temos Jessica Jones e
Demolidor conectados pela delegacia (ele como seu advogado) e se encontram com
a Misty Knight: o roteiro tem seu tempo para fermentar, mas logo após nos
entrega interações que acontecem por motivos legítimos e com bons diálogos.
“A história que temos com esses personagens e universo é
outra base para melhor apreciação da minissérie.”
outra base para melhor apreciação da minissérie.”
A madame Gao é um personagem que começa a
minissérie ofuscada pelo poder da líder do tentáculo, mas que depois mostra suas
capacidades como vilã. A conexão que temos com os personagens desse universo é
o que faz assistir a Os Defensores com
outros olhos, como clímax das histórias que temos acompanhados. O realismo,
soturno e a violência são características do universo Marvel/Netflix e aqui
isso não é exceção. O bom casting e atuações sustentam essa série, mesmo que
personagens como o punho de ferro não tenham conseguido a qualidade das séries
irmãs.
minissérie ofuscada pelo poder da líder do tentáculo, mas que depois mostra suas
capacidades como vilã. A conexão que temos com os personagens desse universo é
o que faz assistir a Os Defensores com
outros olhos, como clímax das histórias que temos acompanhados. O realismo,
soturno e a violência são características do universo Marvel/Netflix e aqui
isso não é exceção. O bom casting e atuações sustentam essa série, mesmo que
personagens como o punho de ferro não tenham conseguido a qualidade das séries
irmãs.
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