Não há nada melhor do que começar a maratonar uma série e dizer no final: “Puxa, valeu muito a pena!”. Sentir um bom ritmo da narrativa, aquela satisfação e um ótimo suspense. E aí, quer saber o porquê de “Noite adentro” valer seu tempo?
Oi pessoal, aqui quem fala é o Lucas Daniel! Eu geralmente estou aqui falando de séries, filmes e outras coisitas mais. Hoje, vamos fazer uma breve crítica da série belga da Netflix Noite adentro (2020). Pode ficar tranquilo, aqui não tem spoiler!!!
Noite Adentro: divulgação (Netflix)
Noite Adentro (Into The Night, o título original) foi criada por Jason George, inspirada em um romance polonês de ficção científica. A primeira temporada é composta por seis episódios com menos de 40 minutos — e cada um deles passando voando. Ela é, nada mais nada menos, que a primeira série belga de drama original da Netflix!
A premissa é a seguinte: um homem estranho e aparentemente transtornado aparece no Aeroporto de Bruxelas. Então, ele rouba a arma de um dos guardas do aeroporto e sequestra um avião. Ele indica que é um soldado da OTAN e diz que um misterioso evento cósmico está abalando o mundo, passageiros e tripulantes de um voo noturno são mantidos reféns numa corrida contra o tempo — e contra o sol — e devem fugir pelas suas vidas “Noite Adentro”.
Noite Adentro: divulgação (Netflix)
Esse thriller de ficção científica pós-apocalíptico é baseado no aclamado romance de ficção científica polonês do escritor Jacek Dukaj, ‘The Old Axolotl’. O roteirista Jason George atua como criador, enquanto Inti Calfat e Dirk Verheye são os diretores desse drama de suspense.
E que trabalho incrível, meus amigos! A série sempre começa e termina os episódios usando Leitmotiv — técnica de composição introduzida por Wagner em suas Óperas, que reaparece na obra para nos imergir em uma sensação pontual numa obra como peças, óperas, músicas e, nesse caso, uma obra audiovisual seriada — uma batida constante que parece um coração elétrico pulsando.
Noite Adentro: divulgação (Netflix)
A música é uma das manifestações disso, porque o enredo vai ponto a ponto, beat a beat, construindo tensões com novos conflitos que levam personagens a dilemas morais, sociais, que se chocam entre a individualidade e a coletividade. A primeira temporada gira em torno da seguinte pergunta:
“O eu é maior que o nós? A individualidade e o PODER se sobressaem as necessidades coletivas em uma crise?”.
A sobrevivência da humanidade está em risco depois que a maior fonte de luz do mundo – o sol – se torna a razão de sua extinção gradual. Por causa de um apocalipse solar, a nossa única e grande estrela sai em uma matança, destruindo tudo e todos que existem. Literalmente! Os passageiros do voo 21 voam por suas vidas, tentando ao máximo evitar a ira do sol. Nada é muito bem explicado, os passageiros pensam em suposições, quando o contato é restabelecido — via internet — a fala do homem que sequestrou o avião é confirmada, mas os personagens estão ali com suposições e pesquisas na internet: eles estão no escuro como a audiência.
Noite Adentro: divulgação (Netflix)
Em sua jornada, o grupo enfrenta dificuldades que vão desde o esgotamento do combustível, a busca por comida e combustível, as dificuldades individuais de cada personagens e até as lutas pelo poder, levando a muito caos e algumas mortes. É uma série onde os personagens estão a todo momento a beira da morte: o tempo é fundamental, ele corre para os personagens neste mundo de ficção criado por Jason George e também corre para o público que assiste!
“Valor de entretenimento e discussões sobre poder e liderança”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitos temas são desenvolvidos ao longo dos energéticos 6 episódios: democracia, liderança, luto, nacionalidade, nacionalismo, traição em diversos níveis, culpa etc. Ao longo da temporada, vamos sendo transportados para a história de cada personagem através de flashbacks ao passo que a trama segue com sua energia hipnotizante. É uma série que aparentemente usa o plot driven — isto é, um de design de série que é carregado pelas ações do enredo, externas aos personagens – para chamar atenção dos telespectadores, mas que dá pequenos momentos de curtos e breves desenvolvimentos de personagens. Por isso, a gente indica essa série massa!