Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó.”

SANDMAN (PARTE 1)

Apresentação: Sandman é considerado uma das maiores obras de quadrinhos e a maior da linha vertigo, seu criador foi o mestre Neil Gaiman (Orquídea Negra, Livros da Magia e etc) com as capa de Dave Mckean (Asilo Arkham e Orquidea Negra) e com colaboração de vários artistas, que enriquece ainda mais a série. Seu tema se trata nada mais, nada menos de uma obra de fantasia, onde engloba folclore, contos de fadas, mitologia, lendas e até personagens do Universo DC. É importante dizer que várias vezes na HQ, Morfeus faz papel de personagem secundário em diversas passagens da HQ, e conta com referências e até aparições de personagens históricos ou músicos como – Eurythmics, Robert Smith (que inspirou a aparência de Morfeus), Marco Polo, Otávio Augusto (o imperador romano), Willian Shakespeare e etc – Então vamos começar pela sinopse, lembrando que essa matéria foca principalmente nas histórias da Edição definitiva nº1 da Panini. 
Sinopse: A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores —, responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono. Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos Perpétuos.
Edição Definitiva: Tem 616 Páginas, com Capa Dura e com um preço não muito acessível (154,00). O Acabamento e o Design com diverso extras é impecável, mas você consegue pegar por 110 reais em lojas que dão descontos. A PANINI lançou 4 Edições definitivas e todas estão nas lojas e livrarias. Aproveitem e comprem!

Perpétuos: (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio). 
Arco 1 – Prelúdios e Noturnos (01 a 09) – Conta como Morfeus foi capturado, e ficou preso em um recipiente de vidro por mais de 70 anos até conseguir se libertar. Quando se liberta ele deve conseguir de volta seus objetos que foram roubados, enquanto estava preso, que são: uma algibeira, um elmo e um rubi.          OBS: Quem gosta de Universo DC e Hellblazer vai adorar essa passagem, que Gaiman queria situar Morfeus dentro do Universo DC – onde trás personagens da liga da justiça – e também um encontro entre Constantine e Morfeus. Um dos momentos mais marcantes dessa passagem também é o jogo do demônio Chorozon (e ainda aparece Etrigan) e um dos momentos de mais intensidades de terror em Sandman, que acontece dentro de uma lanchonete.
Arco 2 – A Casa de Bonecas (10 a 16) – Foca na história de Rose Walker, uma jovem que viaja para conhecer sua recém-descoberta avó, Unity Kinkaid. Em paralelo, Morpheus deve começar a arrumar novamente seu reino, que ruiu em sua ausência, partindo em caçada a sonhos e pesadelos fugitivos e se preparando para combater uma iminente ameaça.                                                                  OBS: Aqui ainda se faz presente a preocupação de Gaiman de ligar Morpheus ao universo dos super-heróis, através de uma sub-trama cujos desdobramentos terão suma importância posteriormente, e também conta uma história paralela de Robert Gadling, um homem que simplesmente se recusa a morrer.
Arco 3 – Terra dos Sonhos (17 a 20) – É uma coletânea de três histórias sem relação entre si. A primeira (“Calíope”) conta como Sonho livra a musa Calíope de um cativeiro. Interessante notar nessa história como Morpheus começa a sinalizar mudanças de personalidade devido ao seu tempo preso. A segunda história (“Um Sonho de Mil Gatos”) é curiosa, contada do ponto de vista dos gatos, é centrada numa profetisa felina que acredita que pode mudar a realidade e fazer os gatos serem a raça dominante do planeta se um grande número de gatos se juntarem e sonharem juntos com isso. A terceira  história (“Sonho de Uma Noite de Verão”) é sobre William Shakespeare encenando sua famosa peça para os habitantes de Arcádia, um reino de fadas, como forma de pagamento a um trato feito com Morpheus.  
Curiosidades: 
O Nome Sandman faz referencia as areias que Morpheus carrega e deposita nos olhos das pessoas e lhes deixam com sono dai a sensação de areia nos olhos e a ”areia” que forma quando acordamos vulgo remela.
A HQ Sandman inspirou a banda Metallica a compor a música Enter Sandman, que também fala sobre sonhos.
A banda Blind Guardian fez uma regravação da música clássica “Mr. Sandman”.



“Morfeus e Morte“



  “Jonh Constantine e Morfeus”                        


      Ed. Definitiva