Vários episódios dessa animação – no mínimo – bizarra estão disponíveis no Youtube, completos! Em alguns casos, dá pra achar uma temporada inteira, visto que a série teve quatro, exibidas entre 1999 e 2002, oficialmente. Muitos desses episódios se destacam pelo humor, outros pelo conteúdo que abordam… Que pode ser um pouco polêmico (ou não). O fato é que, o que eu usei para selecionar essas histórias específicas foi a sensação de revê-las enquanto adulto, relembrando a infância e agora analisando outras camadas do seriado de animação.
Para quem não lembra da história, aí vai um breve resumo: Coragem é um cachorro pequeno que foi abandonado ainda filhote, sendo encontrado por Muriel, uma senhora educada que vive na cidade de Lugar Nenhum com seu marido Eustácio, um velho fazendeiro um tanto… Resmungão que assusta Coragem sempre que pode. Porém, na casa da família, coisas estranhas costumam acontecer, algumas delas bem assustadoras, fazendo com que Coragem, um cachorro medroso e extremamente ansioso use suas habilidades e salve o dia (e seus donos).
Aqui somos apresentados a esse robô alienígena que é obrigado pelos demais de sua “espécie” a ir conquistar um mundo, e ele escolhe justamente a Terra, começando pela cidade de Lugar Nenhum, onde vivem o protagonista Coragem, um cachorro cor-de-rosa e seus donos, o já mencionado casal de idosos formado pelo rabugento Eustácio e a doce Muriel.
Ao iniciar a “colonização”, Randy escraviza os três, porém vai se mostrando relutante em prosseguir com a dominação, após um diálogo bem interessante com Muriel. Acaba sendo além de uma referência a filmes com robôs e extraterrestres exibidos nos anos 1950, sendo também uma lição de que nós podemos ser felizes do jeito que somos.
Esse aqui é uma paródia evidente de O Exorcista, e também de Death Bed, um filme trash menos conhecido. Na história, Muriel encomenda um colchão novo que aparentemente está em uma liquidação, o que de imediato já causa estranhamento no pobre Coragem, que já percebe o caráter no mínimo esquisito do colchão, que parece ter vida própria. Quando a idosa deita nele, é possuída por uma entidade maligna, com direito a trocadilhos e pescoço girando, obrigando
Coragem e Eustácio a se unirem para realizar um exorcismo. Se você conhece a pegada da série, sabe que nem tudo vai sair como planejado e muita confusão
está garantida!
Uma série que é claramente uma autoparódia de elementos mais marcantes do horror – sobretudo nos anos 1930, 1940 e 1950, quando predominava o cinema dos monstros e afins – não poderia deixar de abordar a licantropia, à sua maneira, claro. Uma toupeira lobisomem cuja dieta são coelhos acaba mordendo Muriel, que contrai uma espécie de vírus e passa a se comportar de maneira estranha, sedenta por carne. A forma como os personagens lidam com isso e também a maneira que Coragem encontra para impedir o pior é o que vale o episódio, um suspiro de criatividade.
A relação entre Eustácio e seu cachorro Coragem nunca foi das melhores, visto que ambos só se uniam quando um perigo maior ameaçava Muriel ou eles mesmos. Nesse episódio, após mais um ataque de ciúmes da atenção que sua esposa dá ao cachorro, Eustácio passa dos limites: chama os principais inimigos que Coragem derrotou no passado, fazendo com que se unam para consumar sua vingança contra o cão. Algo um tanto… cruel da parte dele, mas que vai tendo um desenrolar bem bacana, com aquele clima de “gran finale” que a gente é acostumado a ver nas séries infantis. Dentre os vilões temos a já mencionada Toupeira Lobisomem, a Rainha da Poça Negra, o Katz, entre outros.
Esse aqui é uma espécie de continuação do episódio piloto da série – datado de 1997 – intitulado “O Frango espacial”. Naquele episódio, os personagens tinham um traço de animação muito prematuro, e não falavam, apenas expressavam suas atitudes com gestos, e o vilão é uma espécie de galinha do espaço cujos ovos causam conseqüências terríveis para quem os consome. No fim, ele acaba sendo derrotado por Coragem, que literalmente o transforma num peru.
Agora, voltando para a “vingança”, temos o retorno do personagem-título na sua forma “assada”, buscando se vingar de Coragem, com um plano mirabolante que envolve sequestrar Muriel, Eustácio e obter o corpo do cachorro. Aqui, temos muitas referências às sci-fi dos anos 1950, desde a trilha sonora até o personagem um tanto peculiar. Isso sem falar no sempre bem-vindo bom humor que a série carrega, aqui garantindo muitos memes, inclusive a foto acima!
6. A MÁSCARA
Esse aqui provavelmente é o mais polêmico, mas na minha opinião é o melhor de todos os episódios, ao menos para rever na fase adulta. A fazenda dos protagonistas recebe a visita de uma figura cujo rosto é coberto por uma máscara gigante – do mesmo tamanho daquela usada por Eustácio para assustar Coragem – e a visitante, que se chama Kitty, já demonstra comportamentos estranhos, como repulsa a cães, o que a leva a atacar Coragem de imediato.
O cão, no entanto, no decorrer do episódio, percebe que a sua hóspede tem motivos para tal trauma, visto que sua melhor amiga – a coelhinha Bunny – vive um relacionamento abusivo com um cachorrão, que literalmente demonstra o quão tóxico é ao proibir as duas amigas de se verem, dentre outras malvadezas que vocês já podem imaginar. Existem leituras que apontam para esse episódio como uma abordagem da bissexualidade, no caso das duas personagens (Kitty e Bunny) sugerindo que existe algo além de uma amizade, mas sendo verdade ou não (fica no critério de quem assiste), temos aqui uma representação – um tanto pesado para crianças mais novas – de relacionamentos abusivos, algo que muitas pessoas infelizmente já viveram. Como é perceptível, aqui não tem humor, diferente da maioria dos episódios, tendo até uma representação um tanto filosófica para a personagem Kitty usar máscara.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Coragem, o cão covarde continua sendo exibido na TV Paga, no canal Tooncast, e segue conquistando muitas pessoas. Eu, particularmente, considero a série uma das minhas principais influências quando se fala da mistura de comédia e terror. Se você é muito novo e nunca a assistiu, procura no YouTube que você encontra todos os episódios acima. Dependendo da repercussão dessa lista, podemos fazer uma segunda rodada!