Esta semana finalmente voltei a jogar o meu – até então – finado PS Vita, mas graças à tecnologia e a internet, volta a estar mais vivo que nunca! Então, celebrando a ‘vida’ do ‘Vita’, zerei um game que estava há muito tempo em minha lista dos portáteis a zerar, mas que nunca tinha tido oportunidade de persistir. Vem conhecer UNIT 13, o Shooter em terceira pessoa que continua indiretamente a tradição do SOCOM nos portáteis Sony!
Não precisa me conhecer muito para saber da minha paixão pelos portáteis, emuladores dos consoles antigos e de ter um bom console em mãos – hackeado ou não! Vivi a era do Nintendo DS, PSP e posteriormente PS Vita e Nintendo 3DS, nunca entendendo eles como competidores entre si, mas oportunidades para nós, que amamos os handheld consoles, jogarmos uma variada lista de jogos! Mais de uma década se passou desde que o PS Vita foi lançado – aos trancos e barrancos – pela Sony. De lá para cá, o console morreu, reviveu, foi abandonado e novamente adotado pela comunidade, que hackeou todo o sistema e o deu nova vida. Ironicamente, o PS Vita hoje está muito mais vivo do que já esteve em toda a sua vida oficial, agora através das mãos de modders, criadores de hackrooms e hackers dos games antigos! Mas tudo isso não vem ao caso. É só uma breve introdução para uma possível série de postagens que farei aqui no NerdSpeaking, indicando alguns dos jogos que mais gosto/gostei do PSP, Vita, Nintendo DS e afins! Afinal jogos, velhos ou novos, são marcantes independente de sua idade.
E foi assim que cheguei ao Unit 13, um shooter/stealth game exclusivo para o PS Vita que passou sumido aos olhos de muitos, por não ser um game de renome, de uma grande franquia, de um grande console. Unit 13 é um game em terceira pessoa, último game da empresa ‘Zipper Interactive’ – aquela mesma, que durante sua vida lançou grandes títulos, como Recoil (1999), SOCOM U.S. Navy SEALs I, II e III (e todos os outros SOCOM também para o PS3 e PSP). Com essa mesma perspectiva, de criação de um jogo de tiro em terceira pessoa e desafios progressivos, Unit 13 reaviva a fórmula SOCOM de game shooter para se estabelecer no PS Vita, com a adição de formas diferentes de avançar pelos mapas, com diferentes ‘playstyles’, que variam do stealth ao atirador de elite; do batedor ao grenader! Este sistema, estilo arcade-shooter somado às diversas formas diferentes de terminar um mesmo mapa, são o que verdadeiramente chamam a atenção neste título de despedida da Zipper Interactive. Unit 13, aliás, um jogo honesto em sua proposta de ser exclusivo ao PS Vita em seu ano de lançamento, lá em 2012. O jogo não exagera na funcionalidade touchscreen do Vita, mas ainda a usa complementarmente para lançar granadas, desativar bombas e clicar nos objetivos de cada estágio.
Cada missão tem uma sugestão de ‘agente especialista’, para que você tenha uma melhor experiência dos diferenciados mapas! Isso também é um dos pontos mais altos do game, que, ao passo que não te obriga a jogar com um personagem específico, te adiciona a dificuldade do agente, por exemplo, de tiro à distância, não ser bom para avançar furtivamente pela extensão do mapa. As missões se dividem em Ação Direta, onde o player pode entrar furtivamente ou em combate direto à maneira do jogador; Deadline, na qual precisamos avançar até determinados checkpoints com um reloginho contando em sua cabeça; Elite, onde a nossa vida começa limitada até atingirmos os checkpoints, e devemos jogar com maestria, para não entregar a vitória; Covert, que vamos silenciosa e furtivamente avançando pelo mapa, de preferência sem sequer dar um tiro; e High Value Target, missões nas quais os mapas são mais difíceis e recheados de thugs, e devemos enfrentar alguns personagens “principais”. O legal aqui é que você pode jogar de forma displicente, só para terminar, ou pode jogar numa espécie de arcade, tentando pegar o máximo de pontos possíveis para ganhar estrelas de honra no fim de cada mapa!
Unit 13 realmente é o tipo de jogo que voou abaixo do radar durante a vida útil do PS Vita, sendo conhecido pela maioria que teve curiosidade de conhecer aquela DEMO jogável que tinha na PS Store por muito tempo. Uma grata surpresa, pelo menos para mim, quando baixei aquela Demo, anos e anos atrás! E muito feliz terminar o game e constatar: Unit 13 revive as memórias escondidas do SOCOM lá do PlayStation 2 e PSP, e oferece um belo título de despedida para a Zipper, que gerou esses eternos clássicos shooter-arcade! Altamente recomendado para você, que ainda conserva um PS Vita em casa e quer uma aventura shooter diferente dos iguais! UNIT 13 (PS Vita) – O Shooter que ‘continua’ SOCOM do PlayStation!