Finalmente chega à Netflix a mais nova série do mundo de heróis humanos da Marvel Universe! Diretamente de Hell’s Kitchen, falamos dele! O advogado-vigilante das ruas frias e violentas do subúrbio! O herói à prova de medo – O Demolidor! Mas será que vale a pena assistir?
POST LIVRE DE SPOILERS
Então pessoas, como muitos já sabem, Daredevil (Demolidor) é a nova série da Netflix, lançada no dia 10/04, que conta a história de Matt Murdock, uma vítima de um acidente que o cegou na sua infância, uma perda muito triste e dramática. Mas, há males que vem para o bem; ao mesmo tempo, lhe deu o aguçamento sensorial (Tato, audição…). Crescido, formou-se em advocacia e agora abre sua firma junto ao seu amigo, o Foggy, em Hell’s Kitchen, onde vive e luta pela justiça; Seja na forma de um advogado…Ou de um justiceiro. Daredevil tem como temas principais a trama policial e super-heroica, onde Matt terá de lutar para conseguir a verdadeira justiça dentro de seu meio. Mas a questão é: Vale à pena assistir?
A série é muito bem construída e lhe coloca dentro de seu clima logo em seus primeiros minutos. Como sabem (ou deveriam saber), não recomendada para menores de 18 anos, o que é um ponto alto, já que quando falamos de séries de heróis, geralmente o máximo que conseguimos ver são lesões leves e muitas faíscas. No Demolidor não, podemos ver cenas de violência explicita e muito sangue! São coreografias perfeitas, que beiram o real. Outro ponto bacana a ser levantado, é que não deixam de lado a vida de advogado nem de justiceiro, mas fazem-no viver suas “duas vidas”, trabalhando durante o dia na sua firma de advocacia e durante a noite sendo um justiceiro. É muito marcante a forma que fizeram com que a realidade se misturasse com a ficção nesta série , já que o Demolidor não tem superforça ou supervelocidade, ou qualquer poder especial que o coloque em vantagem.
O que vemos muito por aí em seriados de heróis, é aquele plot bem conveniente, que parece que tudo já está certo para acontecer da forma mais agradável aos personagens, do tipo que podemos prever quais os acontecimentos que vem a seguir. Isso sem contar com as cenas de ação surreais que oferecem, que com 2, 3 socos os capangas são derrubados. Não, no Demolidor, as cenas de luta são impressionantemente realistas com aquele toque básico de filme de herói. É o tipo de luta que você vai sofrer junto com o ele, e vai ver o quão degradante e cansativa pode ser uma luta. Além disso tudo, logo de cara a série se debruça no personagem da Marvel, tirando dele tudo o que podem aproveitar, sejam seus flashbacks da infância, sejam seus treinos atuais ou até sua vida profissional.
Sobre o plot, nos primeiros episódios podemos ver a construção de um justiceiro e tudo o que ele teve de passar para chegar até o topo. Encaramos junto a ele suas dificuldades e desventuras que a vida lhe trouxe, até chegarmos em Hell’s Kitchen(Cozinha do Diabo) quando o Matt já é um adulto. é um lugar impiedoso e repleto de corrupção. Vemos alguns elementos “quadrinísticos” que são carregados para dentro do plot, como as grandes máfias e seus capangas ou os grandes chefes e líderes de cada facção. A história vai se encaixando aos poucos no decorrer de sua montagem. Algo que deve ser levado em consideração, é que este Demolidor é baseado no personagem da história em quadrinhos de Frank Miller, que deu um tom mais sombrio e pesado ao herói.
Outro ponto interessante, é a linguagem visual integrada na série, que vai além do jogo de câmeras e ambientação que muitas vezes pode passar despercebido para quem assiste. Algo que chama muita atenção é a cor vermelha presente em vários locais diferentes dos cenários, esta é a cor original e oficial da roupa do Demolidor (HQs), e como no começo da série Matt só usa a roupa preta, isso deixa parênteses abertos para as mudanças e melhoramentos que o personagem vai sofrer no decorrer da sua vida de Justiceiro.
Considerações Finais:
Sim, é mais uma história sobre um herói (ou justiceiro) que tem uma vizinhança problemática e caótica, cujo personagem principal luta pela melhoria desse lugar. Mas a série não se faz genérica. É muito bem construída com vários elementos únicos que a acompanham, deixando-a realmente singular, isso tudo acompanhado por um cast de atores e atrizes muito bem selecionados para seus respectivos papéis, que formam uma história realmente muito bacana. Ainda está em sua primeira temporada, e como leram a cima, tem dado muito certo. Temos por hora 13 episódios, mas devo-lhes dizer que a série me comprou em exatamente 9 minutos, então sim, vale a pena assistir o Demolidor!