Chegamos ao capítulo final (até hoje…) da série Conheça Wolfenstein! Finalmente vamos falar do mais novo “clássico do futuro”, que chega às diversas plataformas e de forma totalmente atualizada do FPS que amamos! Com vocês, Wolfenstein:The New Order!
Ficha Técnica:
Nome: Wolfenstein: The New Order
Ano: (20-05) 2014
Desenvolvedora: MachineGames
Plataforma(s): PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows
Estilo de Jogo: Ação, Aventura Stealth, FPS
Modos de Jogo: Single-player, Multiplayer
Dificuldade: Você decide!
Wolfenstein The New Order é o 8° game da franquia Wolfenstein e é um jogo de Ação e aventura que engloba a famosa dupla de estilos da saga wolfenstein, que é o Steath FPS.O game foi lançado em 20 de maio de 2014, sendo desenvolvido pela MachineGames e publicado pela Bethesda Softworks.As plataformas que o game engloba são PS3, PS4, X360 , XONE, e Microsoft Windows.
Plot:
Três anos se passam desde o último Wolfenstein. Os Nazis desenvolvem uma tecnologia extremamente avançada, que vira o jogo dos americanos. Em julho de 1946, as forças especiais do capitão William BJ Blazkowicz juntamente com o piloto Fergus Reid o recruta Probst Wyatt III, participam do ataque Americano contra o laboratório de armas/fortaleza do General Deathshead Strasse. Depois do fracassado ataque, os três são capturados e levados ao laboratório de Experimentos humanos, onde o Deathshead obriga o Capitão Blazkowicz a escolher qual dos seus aliados vive e qual deles morre, após esta cena crítica, quando Blazkowicz já tem feito a sua escolha, Blazkowicz e o sobrevivente são colocados dentro do incinerador de emergência do Laboratório para que morram lenta e dolorosamente e é de lá que precisamos escapar. Eles conseguem escapar do laboratório ,porém durante a escapada, Blazkowicz sofre uma pancada crítica na cabeça, fazendo sua memória ficar inativa. BJ é levado para um Asilo na Polônia, onde permanece em estado vegetativo, tendo uma cuidadora chamada Anya Oliwa e seus pais cuidando dos internos. Os cuidadores são diariamente obrigados a entregar os pacientes para as autoridades Nazistas, que consideravam os internos inferiores e desnecessários, ou seja, descartáveis.
Em 1960, 14 anos depois da entrada de Blazkowicz no asilo, os nazistas ordenam que o asilo seja fechado para sempre, matando todos os pacientes e executando os pais de Anya, que coordenavam o asilo pela resistência. A cada tiro e morte que vê, Blazkowicz vai acordando de seu estado vegetativo, e quando está prestes a ser executado como os outros, ele acorda de seu estado, e extermina todos os nazistas do asilo, escapando com Anya para longe.
Blazkowicz é guiado por Anya até a casa de seus avós, onde recebe a notícia que os Nazistas ganharam a guerra, forçando a rendição dos EUA em 1948, e todos aqueles que formaram a resistência foram derrotados e capturados. Blazkowicz toma um oficial do asilo para fazer um interrogatório, e descobre que a maioria dos membros da resistência estão presos em Berlim. Os avós de Anya decidem então levar ambos para um posto de controle em Stettin, antes de viajar diretamente para Berlim. Quando chegam, Anya ajuda Blazkowicz a invadir a prisão para resgatar o amigo que poupou da morte há 14 anos atrás(Fergus ou Wyatt)e descobre que o movimento da resistência é um Kreisau Circle revivido (Kreisau Circle mencionado no Wolfenstein#7) liderado por Caroline Becker.
Um dos itens curiosos de Wolfenstein The New Order é a sua produção Musical, que reflete num universo alternativo representado no jogo. São oito canções originais incluídas no jogo, e outras três canções famosas foram retrabalhadas em uma versão em alemã. Estas três músicas não são postas em lugar algum do game por que primeiro, os proprietários das músicas não iriam querer o seu trabalho associado ao nazismo, e depois, por que foram feitas apenas com fins de um melhoramento no Marketing do game. Para promover as músicas, a Bethesda Softworks criou uma produtora de música fictícia, chamada Neumond Recording Company!
Curiosidades:
- O lançamento Alemão do jogo retirou todos os símbolos e referências ao nazismo, por ser crime exibir imagens em o que são considerados “brinquedos” na Alemanha;
- A inspiração para o design do game foram os filmes de 1960, como os de James Bond;
- Os Nazis no game foram influenciados pela estética nazistas no fim da 2° guerra mundial;
- A Bethesda Softworks criou exclusivamente para o game, uma produtora de músicas fictícia, chamada Neumond Recording Company.
A história fictícia, baseada na vitória do Nazismo sobre o mundo durante a segunda guerra mundial, é refletida e encarnada no corpo de BJ Blazkowicz. Você terá de impedir o controle contínuo e absoluto do Nazismo. As desenvolvedoras dos Wolfenstein tentaram, através do tempo, retratar Blazkowicz da forma mais heroica possível, mas tudo o que conseguiram fazer, foi um personagem Badass e Anti-herói. A nova equipe desenvolvedora do Wolfenstein veio para mudar tudo isto; eles se inspiraram em todos os bons elementos trazidos pelos jogos anteriores da série como toda a ação transmitida pelo estilo em primeira pessoa, trazendo muitos elementos de combate e aventura, e mudaram a visão do mundo para Blazkowicz. Ele deixa de ser um Anti-herói com cara de maluco para agora ser de fato um Herói Badass! Fizeram do BJ um personagem mais imersivo, mostrando flashbacks de sua história durante o seu desaparecimento na guerra dentro de uma narrativa muito bem incorporada.
O jogo, como todos os Wolfensteins a partir do 3D, é um FPS, e é organizado em capítulos, onde o jogador pode ver seu progresso de forma organizada. O prólogo do jogo é bem interessante , por que o game te dá uma situação, na qual você terá de escolher entre dois caminhos para trilhar, e a partir do momento que você faz a escolha, o rumo do seu jogo muda. Aqui, vemos novamente surgir a essência do primeiríssimo FPS de todos os tempos, o Wolf 3D!
Gameplay
O que dizer do estilo de jogo do Wolfenstein… Corre, atira , esfaqueia, pula e atira novamente! Não tem mistério. Wolfenstein é um FPS que contém aventura, ação, e elementos de Stealth inclusos. O jogador está apto a usar de explosivos, armas fogo, armas brancas durante o game. O sistema de vida do jogo é simples e bem comum nos FPS; Dividido em sessões que o fazem ter a possibilidade de regeneração (Ex: Se você toma tiros demais, a tela fica vermelha. Com a medida do tempo o vermelho vai desaparecendo, até sumir e o player voltar ao normal), mas quando a regeneração não “vinga” os golpes que levou, o player pode optar pelo uso de equipamentos médicos (Medkit) que podem ser encontrados no decorrer do game. Os kills no modo Stealth podem ser aplicados com o uso das armas brancas em inimigos, de acordo que você esteja imperceptível e silencioso. Em relação as armas de fogo, tudo é igual, tirando, é claro, o fato de poder-se usar duas metralhadoras ou duas pistolas, cada uma em uma mão, ressuscitando o antigo modo do Wolfenstein 3D das armas duplas que eram muito vistas nos chefões!
A recepção Crítica
A Metacritic totalizou que uma escala de 0 a 100 Wolfentein The New Order fica com máxima de 81/100(PC) e mínima de 79/100(PS4/ XONE). A GameRankings contou em porcentagem, e foi estabelecido da seguinte forma:84%(PC), 82%(XONE), 81%(PS4). A GameSpot classificou o game numa escala de 0/10 com 8 pontos.
Considerações Finais:
O NerdSpeaking finalmente chega ao fim (por enquanto) das postagens sobre Wolfenstein, encerrando com o último game atual do Wolfenstein, chamado Wolfenstein: The New Order, o qual recomendamos fortemente, por ser um game que finalmente fez com que os Gamers que jogavam o Wolf 3D pudessem tornar a jogar o Wolfenstein com aquele espírito de matança e Stealth, que agora são vinculados a uma triste história de um herói de guerra que volta a batalha para concluir o que havia começado. Baseado no Nazismo, o jogo trás de volta a inteligência moderna dos Nazistas com toda a sua fúria e opressão. Você por sua vez, volta para uma grande revanche contra isso tudo. O NerdSpeaking recomenda.