Oficialmente 2024 começou! E a gente, que curte tanto um cineminha, já vai esperando os lançamentos do novo ano, a volta dos cinemas e tudo mais! Pensando nisso, vamos olhar um pouco pra trás? Bora falar de Retratos Fantasmas, na cidade do cinema de rua!
Por Joegrafia – Negro. Comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙
Retratos Fantasmas é a mais recente produção do diretor Kléber Mendonça Filho (Bacurau; Recife Frio). Um filme-relato, contando um pouco da experiência pessoal de Kléber com os nossos cinemas da cidade do Recife. Apesar de ter muito esse tom pessoal e íntimo, Retratos Fantasmas é um convite para todo mundo que viveu – e ainda vive – na cidade do Recife, para relembrar as suas antigas paisagens, nossos antigos teatros e salas de cinema, que um dia enfeitaram e encheram toda a cidade.
Num resgate de imagens antigas, misturando com paisagens atuais da nossa Veneza Brasileira, o filme vai retratando as histórias do centro – antes um lugar de tanto movimento e tanta vida, mas que foi sendo esquecido, esvaziado, abandonado. Se tornando um verdadeiro retrato fantasma do que um dia teria sido.
Para o bom e orgulhoso Recifense médio (que conta vitória até pelo tamanho das avenidas), Retratos Fantasmas é um filme sensacional! Para conhecer ou relembrar um pouco da história do cinema em nossa cidade; para descarregar um pouco a saudade de um cineminha; para nos provocar, sobre o espaço que a cultura – e o acesso a cultura – tem em nossa cidade. O NS Indica demais!