Hoje, 19 de Agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia – a arte que captura, enquadra e destaca imagens através da luz. E isso me fez pensar: Mas do que a gente realmente está falando quando fala de fotografia no cinema? A Fotografia no Cinema | Dia Mundial da Fotografia!
Por Joegrafia – Negro. Comunicador e Radialista. Editor, roteirista e fundador do NerdSpeaking. 🎙

Copyright © 2015 Twentieth Century Fox Film Corporation. All rights reserved. THE REVENANT Motion Picture Copyright © 2015 Regency Entertainment (USA), Inc. and Monarchy Enterprises S.a.r.l. All rights reserved.Not for sale or duplication.
Hoje, 19 de Agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia – a arte que captura, enquadra e destaca imagens através da luz. E isso me fez pensar: Mas do que a gente realmente está falando quando fala de fotografia no cinema? Vira e mexe a gente solta um “nossa, que linda fotografia esse filme tem!” ou “esse filme tem uma fotografia única!” – mas o que isso quer dizer, de fato?
No cinema, a fotografia (ou melhor dizendo, a cinematografia) é parte fundamental da linguagem visual da obra. Ela não está apenas registrando a imagem: ela comunica. A fotografia conversa com o roteiro, com a direção de arte, com a atuação, com a trilha sonora… tudo isso para ajudar a contar uma história com emoção, estilo e significado.

A fotografia pode ditar o tom, a textura e até o ritmo de um filme. Ela provoca sensações, constrói atmosferas, e às vezes, se torna quase um personagem à parte.
Pensa comigo em alguns exemplos recentes que mostram isso:
🎥 2022 – Duna levou o Oscar de Melhor Fotografia com o trabalho incrível de Greig Fraser, traduzindo a jornada do herói em um mundo árido, vasto e misterioso.
🎥 2018 – Blade Runner 2049, com o mestre Roger Deakins, usou cores e luzes da ficção científica para criar um futuro melancólico, sombrio e esteticamente memorável.
🎥 2014 a 2016 – Um reinado de Emmanuel Lubezki, que venceu três anos seguidos por Gravity, Birdman e The Revenant. Em Birdman, por exemplo, o falso plano-sequência nos transforma numa “presença” que acompanha de perto a espiral emocional do protagonista.
🎥 2019 – Um grande destaque da mulher na fotografia é Claire Mathon, em Retrato de uma Jovem em Chamas – uma fotografia poética, intensa e sensível, que brinca com a luz, a sombra e o olhar.
🎥 🇧🇷 2016 – Em 2016 Tila Chitunda, Brasileira, Pernambucana, lança o documentário FotogrÁfrica. Um documentário que fala sobre como a fotografia conta histórias de sua vida e de seus antepassados, em diáspora, chegando no Brasil, chegando em Olinda; não necessariamente um filme com fotografia fantástica, mas que conta histórias através da fotografia.
E pra você? Qual filme tem uma fotografia que marcou sua memória?
Comenta aqui, vamos trocar essa ideia.
E viva às artes que habitam na sétima arte! 📽️✨