Os Franceses apontaram temática clichê e estereótipos deploráveis, e nós do Nerdspeaking também temos algumas problemáticas para apontar…
A série que estreou no último dia 2 de outubro na Netflix está atualmente entre as mais vistas na plataforma, e coleciona muitos comentários positivos, mas parece que não agradou a todos. Longe de mim problematizar a série (contém ironia), mas o fato é que Emily in Paris já foi comparada com outras séries como Sex and City e Gossip Girl, e está dando o que falar…
… E num bom sentido para a maioria do pessoal que assistiu. Mas será mesmo? Numa matéria realizada pelo Hugo Gloss, o feedback dos telespectadores Franceses não foi o mesmo dos brasileiros: Além de clichê, a matéria traz a ideia de que a série retrata uma imagem totalmente errada de Paris. Como nós do Nerdspeaking por enquanto não fomos a Paris, eu direi no meu ponto de vista: a trama reforça e normatiza problemas que vão além de meras cenas!
Sim, vamos ter pequenos spoiler, porque precisamos fazer um “5 motivos para assistir Emily in Paris de olhos bem abertos“, é eu sei, é nadar contra a corrente, ou seria continuar a nadar? Parafraseando a melhor pensadora contemporânea Dori, continuemos.
Meu pontos aqui são:
1- O fato de Emily não poder ser uma mulher solteira em Paris, os personagens a todo momento tentam arranjar alguém para a protagonista ficar, ela até se envolve com um boy lixo rapidamente. A mulher não pode ser solteira e o problema não está em Paris…
2- A rivalidade feminina. Sim minhas caras, pleno 2020 e mais uma produção que reforce isto, claro que existem locais de trabalhos tóxicos e a problemática ainda perdura. Mas é trabalho do audiovisual reforçar isso? É preciso mudarmos a visão das pessoas, para que o exemplo tenha alcance.
3- Responsabilidade afetiva: E lá vamos nós de spoiler, mas vou tentar amenizar sem dar nomes. Emily beija fulano, e esse fulano tem namorada e Emily conhece a namorada de fulano, e torna-se amiga dela, agora Emily e fulano contam que se beijaram para a namorada/ amiga de Emily??? Hm.
4- A crença que mulheres mais jovens são menos capacitadas no campo profissional. A protagonista é CONSTANTEMENTE testada no seu local de trabalho ou sobre sua profissão, seja pelo reforço da rivalidade feminina ou seja pela cultura de que mulheres mais jovens tem que provar sua capacidade.
5- Pedofilia??? Esse eu vou deixar em aberto para quem assistir a série me contar o que achou desta cena. Sem mais spoilers, sem mais Emily in Paris.
Você já assistiu? Então me conta nos comentários o que achou.