Se você está procurando um filme sobre uma grande guerra, uma verdadeira batalha, este é o filme. Se você curte o cenário mitológico, melhor ainda. É um filme rico em gráficos…
Considero que tinham a vantagem de estarem explorando o desconhecido, o que poderia ser criado. Não consegui sentir a essência do Hobbit, e confesso que esperava mais… É um filme sem chão, e cheio de falhas. Muitas cenas que precedem a batalha dos 5 exércitos, servem apenas para “encher linguiça”, nada mais. Faltou história, faltou movimentação, e quando digo movimentação, não me refiro em as cenas de luta (pois estas fizeram jus ao nome do filme), mas justamente as cenas onde não existem lutas. Houveram vários diálogos desnecessários de Légolas, as frases de efeito despencando uma sobre a outra, quase sempre terminando com a palavra “WAR”.
Em parte, foram realmente emocionantes as grandes batalhas que eram esperadas desde o primeiro filme da trilogia. Poder sentir a batalha bem perto, presenciar tudo aquilo, isso sim foi impressionante, mas ao mesmo tempo, extremamente superficial. Eram batalhas desesperadoras e rápidas. O mais esperado de toda a trilogia, acabou por ser uma batalha épicamente simples. Não tiro o brilho de nada daquilo, afinal, era a última batalha. A última chance de corrigir todos os erros e todas as falhas que a trilogia havia tido. O último filme.