Com as eleições do dia 15, é preciso pensar que o voto não é a apenas e exclusivamente um voto mas, sim tudo o que votar representa – principalmente sobre as classes bases desta pirâmide que é o capitalismo. O Nerdspeaking está sempre atrelado a resistência e este texto não seria diferente, é preciso pensar sobre o voto Severino.
Você já deve ter ouvido falar sobre Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, sobre um retirante nordestino que discursa sobre como é mais fácil para o pobre morrer, do que viver. Eu poderia citar várias outras obras sobre retirantes, como é o caso de Vidas Secas por exemplo, e o voto está diretamente ligado a uma realidade severina.

O voto que elegeu um presidente metalúrgico em 2002, fez com que Guaribas, município do Piauí, fosse a cidade eleita para a campanha Fome Zero, cidade esta que em 2003 teve o pior IDH do Brasil. Mas, com o benefício do Bolsa Família, o programa contemplou mais de 87% dos quatro mil habitantes da cidade.
A realizadora Eliza Capai, dirigiu o documentário No Devagar Depressa do Tempo, originado do curta Severinas, que conta justamente a mudança que a renda do Bolsa Família trouxe para a vida de mulheres do sertão nordestino. Não estamos falando só de dinheiro e renda econômica, o olhar para um povo esquecido é dar independência e autonomia a ele. No caso, a elas, as mulheres daquela região, como é o caso de Mirele, uma das entrevistadas no curta, ela explicou que não quer mais casar, e sim, estudar.

A conversa entre mulheres de gerações que antes não tiveram acesso ao programa, demonstra o quanto as mulheres de baixa renda são moldadas quando se tem perspectiva de vida, sem estar atrelada a um casamento para sobreviver. Uma consciência que talvez não chegasse a Eliza, antes dela ter lido o livro Vozes do Bolsa Família de Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani, uma consciência que talvez não chegasse a mim, se eu não tivesse acesso ao curta, uma consciência que precisa chegar a todos, um voto não é só um voto, ele muda realidades e gerações.
Vote com a consciência da premissa de que quem tem fome, tem pressa.