E a série de posts Conheça Wolfenstein segue! E hoje falamos de um game que é revolucionário Não só pelo modo Stealth de combate, que até então não existia – Mas por conta do seu som virtual! Hoje falamos do segundo game da saga – Beyond Castle Wolfenstein!
Ficha Técnica:
Nome: Beyond Castle Wolfenstein(Sucessor de Castle Wolfenstein)
Ano: 1984
Produtora: Muse Software
Plataforma(s): Apple II, Atari 8-bit, DOS e Commodore 64
Modos de Jogo: Single Player
Estilo de Jogo: Stealth , Shooter
Nota: 7,5
Dificuldade: Difícil
OBeyond Castle Wolfenstein, que é a sucessão de Castle Wolfenstein foi lançado simultaneamente para Apple II e Commodore 64, e logo foi exportado para Atari 8-Bit e DOS. Tal como seu antecessor, este game é uma combinação de estilos; Ação, aventura e o inovador Stealth! Beyond Castle Wolfenstein inicia-se na II guerra mundial, durante o governo de Adolf Hitler como chanceler da Alemanha. O único objetivo principal do jogo é atravessar todos os estágios do bunker secreto, onde este está marcando reuniões secretas com os “chefões”. Você terá de invadir este bunker e plantar uma bomba na frente da porta onde Hitler está fazendo suas reuniões. Os gráficos e estilo do jogo continua o mesmo, nós vemos o cenário por cima, com os guardas ainda agindo da mesma forma que antes. Depois de plantar a bomba, o player terá de escapar do bunker, antes que ele exploda!
O que mudou?
Apesar do jogo ter muitas similaridades com o seu antecessor, algumas coisas novas foram colocadas. Agora, os guardas utilizam de um sistema de passe, onde você é escolhido pelos guardas para mostrar o passe deste andar. Você também pode oferecer uma espécie de suborno para ele te deixarem passar. Agora temos também um punhal, usado para matar silenciosamente, no lugar dos altos tiros de pistola, tornando o game ainda mais embasado no modo Stealth, que ele mesmo criou! Você pode também usar os corpos dos soldados mortos para bloquear portas, ganhar acesso as coisas ou até escondê-los.
Curiosidades
O cenário do jogo se passa no dia 20 de Julho, dia este em que aconteceu um atentado preparado por um coronel chamado Claus Shenk Graf von Stauffenberg (ou só Stauffenberg) com o fim de matar o líder supremo do nazismo em seu Bunker; Hitler. “Curiosamente”, o nome do lugar onde a bomba foi explodida, se chamava Wolf’s Lair.

Mais áudios foram adicionados para uma maior variedade de efeitos sonoros, algo revolucionário para a época! Wolfenstein introduzia ali sons representativos do modo Stealth, onde silenciosamente, poderíamos ouvir o punhal do protagonista.
Gráficos
Assim como o seu antecessor, os gráficos se repetem; vemos o personagem de cima, estilo plataforma. Nesse jogo, temos que passar pelos levels ainda mais no estilo stealth, personificando guardas, ou matando os oponentes! Como anteriormente dito, os sons ajudavam ainda mais na imersão daquele lugar terrível cercado por Nazistas. Beyond Castle Wolfenstein Podia ser jogado via Paddles, Joystick ou pelo Keyboard. Quando o player “zera” o game, ele é recompensado com os gráficos em “alta resolução” do Bunker explodindo ao fundo, com o player fugindo daquele lugar. E este é mais um dos fantásticos Games da saga Wolfenstein. Espero que tenham gostado!
![]() |
O tão esperado fim de game! |